19 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

Dicas

Saiba como se comportar em uma entrevista de emprego

Quem procura uma vaga precisa ter grande preocupação com a imagem que transmite ao responsável pela seleção, mas também com a apresentação do currículo

A- A+

Para entrevistas de emprego, vale aquele velho ditado que diz que a primeira impressão é a que fica. A coordenadora do Espaço Estágio Emprego (E3) da Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande, Yasmin Casagranda, explica que quem procura uma vaga precisa ter grande preocupação com a imagem que transmite ao responsável pela seleção, mas também com a apresentação do currículo.

“O currículo é a porta de entrada do candidato na empresa, o que pode contribuir ou prejudicar durante o processo de seleção”, diz a especialista, que elenca algumas dicas aos que buscam inserção no mercado de trabalho: 1) preparar o currículo com atenção e fazer revisão ortográfica ao final; 2) utilizar uma letra simples e padrão; 3) procurar manter o currículo em uma folha, no máximo duas; 4) organizar as informações com dados pessoais atualizados, datas de empregos anteriores, informações acadêmicas, cursos e eventos que participou; e 5) indicar qual o objetivo e área que pretende atuar.

Uma vez chamado para uma entrevista, o candidato deve prestar atenção a outros detalhes. Para Yasmin, quatro passos são fundamentais: 1) ser pontual; 2) pesquisar sobre a empresa antes da entrevista; 3) vestir-se de forma adequada; e 4) entender o próprio currículo e estar preparado para perguntas sobre ele.

“São dicas básicas, mas são os pontos onde normalmente os candidatos erram. É preciso se colocar no lugar do empregador e se antecipar às dúvidas que ele provavelmente terá. Muitos candidatos saem da entrevista sem saber detalhes da vaga, horário de trabalho, o salário e os benefícios”, explica a especialista.

De acordo com Yasmin, se o candidato demonstra, já no currículo e depois na entrevista, que se preocupa com os detalhes e mostra interesse, já ganha pontos. Além disso, “é importante não mentir sobre experiências profissionais ou habilidades que não domina”, finaliza Yasmin.

Serviço:

Quem tem dúvidas, pode agendar atendimento no Espaço E3 para obter mais orientações sobre currículo e entrevistas. O site www.estacio.br/e3 traz várias informações, vagas e dicas sobre o assunto. Mais informações no telefone (67) 3348-8832.v