19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Aeroporto de Dourados

Secretaria Nacional afirma que ampliação do Aeroporto de Dourados segue cronograma

Governador em exercício, Murilo Zauith quer parceria com prefeitura de Dourados

A- A+

A ampliação do Aeroporto de Dourados foi discutida nesta quarta-feira (14.8) pelo governador de Mato Grosso do Sul em exercício, Murilo Zauith, e pelo secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann. Apesar da notícia de contingenciamento de emenda de bancada, Ronei afirmou que a obra segue o cronograma, e Murilo Zauith garantiu empenho do Governo do Estado. A intenção é ter a obra concluída até 2022.

“Dourados é um aeroporto importante do ponto de vista de planejamento do setor do transporte aéreo no Brasil. Temos um TED (Termo de Execução Decentralizada) em andamento, junto com o Exército, no montante de R$ 49 milhões e agora estamos fazendo os últimos ajustes no projeto, no licenciamento ambiental, para que já no mês de dezembro consiga se instalar lá na localidade, com seu canteiro de obra, e dê inicio às obras finalzinho de dezembro, início de janeiro. Então, a coisa está caminhando bem. Temos ainda alguns detalhes a resolver de burocracia, principalmente relacionado a licenciamento ambiental, mas estamos aí dentro do cronograma e estamos caminhando bem”, afirmou o secretário Nacional.

Ronei disse ainda que a participação do governo de Mato Grosso do Sul tem sido fundamental para a aviação regional. “O Governo de Mato Grosso do Sul é um parceiro. Nós temos feito grandes projetos. Recentemente demos uma ordem de serviço grande no Aeroporto de Campo Grande, junto com a Infraero, estivemos também em Bonito, temos projetos também em Coxim e outros aeroportos mais do Estado que temos uma grande parceria com o Governo do Estado no sentido de desenvolver a aviação regional”, destacou.

Murilo Zauith contou que vai buscar uma parceria com a prefeitura de Dourados para concluir as obras. “Vamos conversar com a prefeita de Dourados [Délia Razuk] para que assumamos, Estado e Prefeitura, conjuntamente, a construção das edificações de passageiros e de bombeiros e com isso, tenho certeza, até final de 2022 Dourados estará contemplada com seu novo aeroporto”, disse o governador em exercício.

Além dos investimentos na infraestrutura dos aeroportos, o governo do Estado tem incentivado a ampliação das linhas aéreas em Mato Grosso do Sul. Em junho, o governador Reinaldo Azambuja assinou o Decola MS, um programa que reduz o ICMS do querosene de aviação para as empresas aéreas que aumentarem o número de voos no Estado.