19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Sistema disponibilizará prever incidência de raios com antecedência no país

A- A+

O Instituto Nacional de Pesquisas espaciais (INPE),  lançou ontem (4) um estudo inédito sobre previsão de raios. O sistema permite prever a incidência de descargas atmosféricas com 24 horas de antecedência.

Conforme o instituto, as informações já estarão disponíveis a veículos de comunicação, a partir do próximo verão, como já acontece com a previsão do tempo. A iniciativa foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar de físicos, matemáticos, geógrafos, engenheiros e técnicos de computação do Grupo de eletricidade Atmosférica, ligado ao INPE.

O sistema foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de físicos, matemáticos, geógrafos, engenheiros e técnicos de computação do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), vincualdo ao INPE. O coordenador do ELAT, Osmar Pinto Junior, informou que o objetivo do serviço é evitar mortes e acidentes causados por raios.

De acordo com o órgão, o país tem a maior incidência de descarga elétrica do mundo, são entre 50 e 60 milhões, de incidência de raios por ano.