28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

Termina hoje prazo para se inscrever em programa Vale Universidade

A- A+

Termina hoje (3), às 16h, período de inscrição no Programa Vale Universidade do governo do Estado.

Podem se inscrever para as 500 vagas de estágio, acadêmicos já matriculados em universidades e faculdades de Mato Grosso do Sul. São 500 vagas de estágio ofertadas pelo programa. O candidato interessado em participar da seleção deve realizar sua inscrição no site da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), clique aqui.

A lista com os nomes dos candidatos pré-habilitados será divulgada na próxima quarta-feira (5). O acadêmico selecionado deverá apresentar a documentação exigida entre os dias 10 e 13 de agosto.

Ao todo, o programa atende 1.467 alunos de universidades e faculdades de todo o Mato Grosso do Sul. Com as novas 500 vagas, o PVU alcançará a marca de dois mil acadêmicos beneficiados. O programa atende estudantes de universidade públicas e privadas. No caso das privadas, o programa custeia 90% dos custos da mensalidade, sendo 70% por conta do governo do Estado; 20% de responsabilidade da instituição de ensino e 10% de contrapartida para os alunos.

Nas universidades públicas o repasse é feito diretamente na conta do estudante, sendo o cálculo baseado na média da mensalidade do curso em outras universidades.

Pré-requisito e estágio

Como pré-requisito, o aluno deve ter renda individual máxima de R$ 1.448,00; enquanto a familiar não pode ultrapassar R$ 2.896,00. Outro critério é estar matriculado em alguma instituição de ensino superior conveniada ao Programa. A lista pode ser acessada também no site.

O estudante não pode possuir diploma em outro curso superior; deve morar no Estado há mais de dois anos; não ser beneficiado por qualquer outro tipo de benefício ou de auxílio financeiro com a mesma finalidade do Vale Universidade e não ter registro de reprovação de qualquer disciplina na data de inscrição e convocação; não possuir, simultaneamente, outro membro da família beneficiado neste Programa.

Estágio

Os estudantes classificados realizam estágio com carga horária de até 20 horas semanais, compatíveis com o horário escolar, nas instituições indicadas pela Secretaria. A duração do estágio será de seis meses, com a possibilidade de renovação do contrato, desde que não ultrapasse o término do curso.