25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Batayporã

700 pessoas ficam desempregadas com fechamento de frigorífico em MS

A- A+

Por meio de nota a imprensa, o frigorífico Minerva Foods, confirmou o fechamento da unidade em Batayporã.  Cerca de 700 demissões deve ocorrer por conta do encerramento das atividades, o que pode impactar de forma negativa a economia local e regional.

Conforme o site Nova News, a decisão da empresa de encerrar as atividades no município foi inevitável à medida que representa uma readequação das operações da companhia no Brasil como forma de obter melhorias de eficiência em rendimento, economia de custos por aumento da otimização da capacidade instalada e incremento de rentabilidade por reequilíbrio geográfico de suas operações.

O Minerva anuncia que manterá em atividade apenas unidades instaladas em regiões onde o funcionamento da empresa foi mais viável, desativando plantas onde a atividade não apresenta o rendimento esperado, como, certamente, na avaliação de seus responsáveis, é o caso da unidade que atua em Batayporã desde o mês de fevereiro de 2006.

Ainda conforme a nota divulgada, a empresa afirma que estão garantidos todos os direitos trabalhistas dos funcionários da planta que forem desligados e que não deixará nenhuma pendência financeira com os colaboradores, com o Estado de Mato Grosso do Sul e com a cidade de Batayporã.

Em março deste ano, o Minerva havia dado férias coletivas aos seus funcionários, o que gerou clima de insegurança, uma vez que o frigorífico é um dos principais geradores de empregos de Batayporã. 

Após 30 dias de férias coletivas, as atividades foram retomadas, porém, nas últimas horas, houve a confirmação oficial de que a unidade encerrará suas atividades. Na mesma planta, hoje ocupada pelo Minerva, já atuaram anteriormente outras empresas, como Frigonostro, Friporã, Margen e Independência. 

 

Confira a íntegra da nota encaminhada pela matriz da empresa:

COMUNICADO PARA IMPRENSA

Minerva Foods anuncia encerramento da operação em Batayporã

A Minerva Foods comunica o fechamento da planta de Batayporã (MS) e o desligamento dos funcionários da unidade. A decisão de encerrar a operação na cidade foi inevitável à medida que representa uma readequação das operações da companhia no Brasil como forma de obter melhorias de eficiência em rendimento, economia de custos por aumento da otimização da capacidade instalada e incremento de rentabilidade por reequilíbrio geográfico de suas operações.

A empresa ressalta que estão garantidos todos os direitos trabalhistas dos funcionários da planta que forem desligados e que não deixará nenhuma pendência financeira com os colaboradores, com o Estado de Mato Grosso do Sul e com a cidade de Batayporã. Aos seus clientes dos mercados interno e externo, a empresa reitera que o encerramento desta operação não acarretará nenhum impacto, pois, neste processo de ajuste operacional, as demandas serão absorvidas por outras unidades.

A empresa também aproveita para agradecer todo o apoio que recebeu da cidade de Batayporã e do Estado de Mato Grosso do Sul no período em que manteve a operação na região.