28 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Caravana da Saúde

Caravana da Saúde Indígena chega a Amambai para atender 20 aldeias da região

A- A+

Depois de passar pelas regiões de Miranda e Aquidauana, a Caravana da Saúde Indígena chega a Amambai neste fim de semana. Para os índios de 20 aldeias, de nove municípios da região, serão oferecidos exames, consultas e algumas cirurgias já pré-agendadas.

Serão realizadas 2.567 consultas e exames, ao todo, sendo quase duas mil consultas e mais de 500 exames. A Caravana também irá atender algumas cirurgias eletivas, pré-agendadas, nesta sexta-feira e sábado (15 e 16.6) de oftalmologia e vascular.

Entre as especialidades das consultas estão: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, odontologia, psiquiatria, urologia e psicologia.

Os indígenas terão acesso aos exames eletrocardiograma, eletroencefalograma, PSA (câncer de próstata), preventivo (Papanicolau), mamografia, ultrassonografia, câncer de pele e prevenção ao câncer bucal.

Alguns serviços estarão disponíveis como reconhecimento de união estável, emissão de 1° via de RG e CPF. Haverá ainda atividades culturais e de entretenimento (atividades esportivas, brinquedos e atividades infantis e pintura em crianças).

O Governo do Estado fará a entrega de 17 caixas cirúrgicas para o Hospital Regional de Amambai, em um ato de Governo, amanhã, às 17 horas, na Câmara de Vereadores. O valor de investimento foi de R$ 78 mil.

Confira os municípios e as aldeias que serão atendidos:

Amambai – Amambai, Limão Verde e  Jaguary;

Coronel Sapucaia – Taquapery, Kurussu Ambá – acampamento;

Aral Moreira – Guassuti, Guaiviry – acampamento;

Eldorado – Cerrito;

Laguna Carapã – Guaimbé e Rancho Jacaré;

Iguatemi – Pielito Kuê – acampamento;

Japorã – Porto Lindo e Ivy Katu;

Sete Quedas – Sombrerito;

Paranhos – Arroio Corá, Paraguassú, Pirajuí, Potrero-guassú, Sete Cerros e Ypoi yvikatu