28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Com risco de epidemia, Dourados reforça combate à dengue

A- A+

Equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Prefeitura de Dourados vistoriaram 7,5 mil imóveis nos três mutirões, da série que estão sendo realizados no município após o resultado do Liraa (Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti) deste mês de março. A prioridade é atingir as regiões da cidade que segundo a pesquisa possuem os maiores índices de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue e Febre Chikungunya.

Durante as visitas foram encontrados e eliminados 238 focos de proliferação do mosquito, além disso, 1,5 mil pessoas foram abordadas pela equipe de educação em Saúde para orientar sobre as formas de cuidado contra a dengue. Ainda houve a notificação de 137 imóveis que apresentaram irregularidades na conservação dos quintais.

O primeiro mutirão foi realizado na sexta-feira, dia 13, no bairro Parque Alvorada. O segundo foi na segunda-feira, dia 16, e atingiu a região do Jardim Tropical e parte da área central da cidade. Estes bairros estão localizados na área da cidade com maior infestação de mosquitos. O Liraa apontou para esta um índice de 7,5%, muito acima da média atingida por toda a cidade que alcançou 4,3%. O dado ainda é alarmante porque acima de 3,9%, é considerada situação de risco.

O terceiro mutirão foi na terça-feira, dia 17, nos bairros Parque das Nações II, Jóquei Clube e Canaã IV. Na região destes bairros, o índice de infestação também está alto, ficou em 5,1%, de acordo com o Liraa.

Estes mutirões são apenas os primeiros de uma série que serão realizados no município para tentar conter a infestação do mosquito. Os dados do Liraa são sempre usados como base para direcionar as ações aos locais onde a situação é mais preocupante.

“Essas ações visam bloquear o avanço da doença em nosso município, destruindo criadouros do mosquito, levando educação em saúde à população, realizando bloqueios químicos com inseticidas e notificando proprietários de terrenos baldios que não realizam a limpeza correta destes imóveis”, lembra Fernando Bastos, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde.

O Liraa foi realizado entre os dias 9 e 13. Para a pesquisa a cidade é dividida em oito regiões, para mapear através de amostras os locais com altos índices de infestação do mosquito. Foram visitados ao todo pelos agentes de endemias, 3.427 imóveis para a amostragem. A partir daí, é possível identificar quais regiões tem mais focos do mosquito e conduzir as atividades.

O levantamento realizado este mês colocou Dourados em alerta contra a Dengue e Febre Chikungunya. A pesquisa mostrou que a quantidade de mosquitos circulando pela cidade aumentou consideravelmente. Por enquanto, o volume de casos registrados da doença é baixo, mas pode aumentar a partir de agora devido à infestação mais elevada.

“Nós estamos fazendo a nossa parte na luta contra a dengue, visitando as casas, fazendo orientação. Mas, neste caso, o apoio da população junto à administração é de extrema importância. Se cada um cuidar do quintal de casa, juntos vamos fazer com que o registro de casos fique controlado e assim, evitar uma epidemia”, secretário de Saúde, Sebastião Nogueira.