18 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Corumbá já registra 21 casos de raiva animal e vacinação prossegue

A- A+

A Secretaria de Saúde de Corumbá, através do Centro de Controle de Zoonoses, prossegue com a vacinação de cães e gatos contra a raiva neste feriado do dia do trabalhador e também no fim de semana. A cidade vive um surto da doença e já registrou vinte casos da raiva animal, confirmados por laboratório, um caso por vínculo, além de um caso humano. O paciente, de 38 anos, segue em tratamento em Campo Grande.

 

Um outro caso suspeito está em investigação. É o de uma adolescente de 13 anos, que está internada no Hospital de Corumbá. Já foi feita coleta de material e a Saúde aguarda o resultado do exame. A paciente foi atacada por um cachorro de rua em novembro passado.

Aos proprietários de cães e gatos é reforçado o pedido para que mantenham os animais em casa. “Animais nas ruas correm um grande risco de contrair raiva. A carrocinha tem recolhido cães todos os dias e alguns proprietários estão vindo retirá-los, porém, se mantê-los nos quintais, esse desgaste é evitado e com certeza, eles correm menos risco de contrair a doença”, frisou Viviane Ametlla, gerente da Vigilância em Saúde do Município.

Os trabalhos de vacinação são realizados nesta sexta-feira na área central da cidade.  A Secretaria Municipal de Saúde e seus parceiros (Secretaria de Saúde de Campo Grande, Secretaria Estadual de Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde), além das Forças Armadas brasileiras, têm a meta de imunizar até o final desta semana, cerca de 25 mil animais. O Centro de Controle de Zoonoses também está realizando a vacinação em sua sede, no bairro Guanã, das 07 às 17 horas.