28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

Eleitores faltosos de Caarapó e Juti tem até 4 de maio para regularizar situação eleitoral

A- A+

Os eleitores faltosos de Caarapó e Juti têm até quatro de maio para justificar a ausência das três últimas eleições, ao todo 364 pessoas que deixaram de ir às urnas, no dia da votação.  

De acordo com o chefe de cartório da 28ª Zona Eleitoral, Robson Moraes Salazar, são 310 eleitores de Caarapó e 54 eleitores de Juti, totalizando 364 eleitores faltosos. Já no Mato Grosso do Sul são 32.842 eleitores estão irregulares e somente na capital são mais de 10 mil.

Os chamados eleitores faltosos são aqueles que não votaram e não justificaram a ausência às urnas nas últimas três eleições. E em função disto devem regularizar sua situação até quatro de maio, caso contrário terão o título cancelado, que será efetivado pela Justiça Eleitoral no período de 19 a 21 de maio.

Segundo Caarapó News, se ocorrer o cancelamento do título eleitoral a pessoa não poderá obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

Além disso, pode ter dificuldades para ser investido e nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

O eleitor deve comparecer no Cartório Eleitoral mais próximo até a data informada portando um documento oficial com foto, título de eleitor e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa (se houver).