25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Costa Rica

Fazendeiro é multado em R$ 30,2 mil por desmatamento

A- A+

Policiais Militares Ambientais autuaram administrativamente com multa no valor de R$ 30.270,00 um proprietário rural, de 53 anos, residente em Araçatuba (SP), pelo crime ambiental de desmatamento ilegal.

Segundo a PMA, durante fiscalização realizada ontem (26), em uma fazenda em Costa Rica, constaram o desmatamento, onde o infrator terá desmatado uma área total de 11 hectares, com derrubada de vegetação de grande porte, sem a devida autorização ambiental.

 Além disso, duas frações desmatadas, com área total de quase um hectare, teriam sido de matas ciliares de um córrego que corta a propriedade, tratando-se de área protegida de preservação permanente (APP).

Conforme o site Idest, diante dos crimes ambientais constatados, as atividades foram interditadas e a máquina foi apreendida. Já o fazendeiro, além da multa também deve responder pro crime ambiental e, se condenado poderá pegar pena de um a três anos de detenção.

O infrator também foi notificado a apresentar junto ao órgão ambiental Estadual um plano de recuperação da área degradada (PRADE), com prazo de 30 dias.