25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Nova Andradina

Férias coletivas em frigorífico JBS assusta funcionários que temem demissão em massa

A- A+

O grupo JBS-Friboi, que detém monopólio da produção de carne bovina no Brasil e em Mato Grosso do Sul tem sido alvo constante de críticas e denúncias de empresários devido às irregularidades, supostamente praticadas pelo grupo na compra de plantas de frigoríficos menores, que, muitas vezes acabam sendo fechadas, o que reduz a competitividade do pequeno e médio empresário.

O tema é tão preocupando que semana passada, empresários representados pela Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Mato Groso do Sul (Assocarnes) estiveram na Assembleia Legislativa para debater assunto com deputados. Para o presidente da associação, João Alberto Dias, é preciso rever a política tributária que dificulta a manutenção de frigoríficos menores, que acabam fechando por não terem condições de competir. Segundo João, hoje já são mais de seis mil funcionários desempregados no setor nos últimos meses.

E esse número pode aumentar, ao menos é o que temem funcionários do JBS em Nova Andradina - distante 302 km de Campo Grande - que hoje foram informados de férias coletivas. Conforme site Nova News, 430 trabalhadores tiveram hoje dia de folga e a partir de amanhã estarão de férias por 20 dias podendo ser prorrogadas por mais 10 dias. Segundo site, o grupo JBS adquiriu a planta deixada pela extinto frigorífico Independência, que encerrou as atividade em 2012 devido ás dificuldade em se manter competitivo no mercado.

A informação sobre as férias coletivas, segundo site Nova News, "gera clima de insegurança entre as pessoas que dependem da indústria para garantir o sustento de suas famílias".