24 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Dourados

Hemocentro de Dourados precisa de doadores de medula óssea

O doador será consultado para decidir quanto à doação, quando surgir um doente compatível

A- A+

O Hemocentro Regional de Dourados está fazendo uma campanha para ampliar o quadro de doadores de medula óssea, tecido líquido encontrado no interior dos ossos, responsável por produzir as células do sangue, ou seja, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

O transplante de medula é indicado para alguns pacientes (inclusive crianças) portadores de doenças que afetam as células sanguíneas e consiste na substituição da medula óssea doente por medula óssea normal.

De acordo com a instituição, qualquer pessoa entre 18 e 55 anos em bom estado de saúde pode ser um doador, que é identificado geneticamente, através de um exame de HLA, e inscrito no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

O doador será consultado para decidir quanto à doação, quando surgir um doente compatível. Após sua confirmação, outros exames serão necessários e o estado de saúde do doador será avaliado. Só então ele deverá deslocar-se até um Centro de Transplante de Medula Óssea designado pelo Redome, onde será feita a doação. Não haverá despesas para o doador.

Como doar medula?

A medula óssea é retirada por punção, em centro cirúrgico, sob anestesia geral, o que leva em torno de 90 minutos. Retira-se menos de 10% de medula óssea que, em poucas semanas, estará totalmente reconstruída.

Também podem se doadas as células precursoras de medula óssea através de um procedimento semelhante à doação de sangue.

Neste caso, o doador só precisa receber uma medicação durante alguns dias e não há internação. O doente recebe então a nova medula ou as células precursoras por meio de uma transfusão. Não há risco ou restrições médicas e o doador poderá levar sua vida normalmente, como antes.

Quem tem Aids, hepatite B ou C, é portador de doenças crônicas e fez tratamento quimioterápico ou radioterápico contra câncer, não pode ser doador de medula óssea

Documentos necessários

O Candidato à doação dever trazer o RG, CPF, e o Cartão SUS, se tiver.

Serviço

O Hemocentro Regional de Dourados fica na rua Waldomiro de Souza, 295, Vila Industrial, anexo ao Pronto Atendimento Médico (PAM). Os telefones de contato são: 3424-0400 / 3424-4192