20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Dourados

Justiça retira bens da Usina São Fernando

A- A+

Oficiais de Justiça cumprem desde as primeiras horas da manhã deste sábado (28) na Usina São Fernando, mandados expedidos pela Justiça por conta das dívidas que existem na empresa. Veículos leves, motocicletas e caminhões serão transportados via guincho para fora do pátio da usina.

O Dourados News esteve no local durante boa parte da manhã em busca de contatos com representantes da São Fernando ou responsáveis pelo cumprimento da ordem, porém, ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.

Mais tarde, a reportagem tentou contato com o setor jurídico da São Fernando via telefone, novamente sem sucesso.

O transporte dos bens deve durar o sábado e toda a próxima semana, segundo pessoas que auxiliam na remoção. No período em que permaneceu no local, o Dourados Newsflagrou dois veículos leves sendo levados.

CRISE

Há pelo menos dois anos a Usina São Fernando vem passando por grave crise financeira.Em julho do ano passado 49% da empresa foi comprada por um grupo de investidores dos Emirados Árabes Unidos e mesmo assim as dificuldades em se liquidar as dívidas continuaram.

Em setembro de 2014, o Dourados News mostrou que produtores rurais de Dourados e de Laguna Carapã estariam com dificuldades para receber, o que continua ocorrendo.

“Temos casos de produtores que estão há sete meses ou mais sem receber pelo arrendamento. A grande maioria recebe por meio de repasse mensal, mas há alguns que anualmente. Essa situação deixou todo mundo enrolado. Porque temos compromissos com fornecedores de peças, postos de gasolina, e também consumo de energia”, disse na época.

Na semana passada o atual presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, disse também em entrevista ao Dourados News que pelo menos 20 produtores estariam sem receber da usina e que a mesma não possuía condições de quitar esses vencimentos.

“Na verdade a usina não tem com o que pagar. Pode ser que o sindicato indo até eles, dê mais força, mas não é o que vai resolver o problema dependendo do contrato, pois cada contrato é um caso. Eu entrei em contato na São Fernando, com o diretor da área agrícola e ele falou que ia passar para a diretoria nos dar alguma resposta, eles que estão aos poucos tentando acertar”, comentou.

Além de produtores, empresas de peças e máquinas agrícolas e prestadores de serviço estariam na lista do ‘calote’ da usina.