28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Marinha resgata idoso de 80 anos com quadro de AVC no Pantanal

A- A+

Venino Santana Silva, de 80 anos foi resgatado na manhã desta quarta-feira (20), pela equipe de Evacuação Aero Médica da Marinha do Brasil. Ele apresentava quadro de AVC- Acidente Vascular Cerebral.

O idoso vive na região no Jatobazinho, em uma fazenda conhecida como Oca do Castelo, a 50 quilômetros de Corumbá. O socorro médico foi solicitado pelo Corpo de Bombeiros, devido à gravidade do caso e pela distância entre a região onde o paciente mora e a área urbana da cidade.

Venino foi trazido sozinho para Corumbá e apresentava um quadro de imobilidade. Participaram do regate, quatro militares da Marinha do Brasil, que compõem o quadro do 6º Distrito Naval de Ladário, entre eles, um médico que realizou os primeiros atendimentos ao paciente, dentro da aeronave.

Às 10 horas da manhã, o helicóptero pousou no 6º DN e lá, aguardava a chegada do idoso, uma ambulância do SAMU, que encaminhou o paciente para a Santa Casa de Corumbá para os procedimentos médicos específicos.

6º resgate este ano - Essa foi a 6ª participação da Marinha em resgates em regiões de difícil acesso de janeiro a maio deste ano. A Evacuação Aero Médica (EVAM) está à disposição da população que necessita de socorro e mora em localidades muito distantes, porém, é preciso que o contato seja feito com rapidez. No dia 13 de maio,  um homem de 41 anos, que foi picado por cobra, também foi resgatado na região do Cedro, a 46 quilômetros de Corumbá. Geralmente, os ribeirinhos fazem pedido de socorro ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, que imediatamente aciona a Marinha.