25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Descaso

População de Dourados divide pista de caminhada com fezes de animais

A- A+

O que era para ser o cartão postal da cidade de Dourados está em estado de abandono. Logo na entrada já se vê o portão caído e o mato alto no Parque Arnulpho Fioravanti situado atrás do Shopping do município e do Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, porta de entrada de pessoas de vários Estados.

No local, populares que optam por fazer atividades físicas, necessitam desviar da sujeira que inclui fezes de animais como capivaras, vistas aos montes no espaço.

Na tarde de segunda-feira (27), o Dourados News constatou em visita ao parque que parte do mato foi roçada, mas, a sujeira não foi retirada e ao redor ainda há muito a ser feito. O campo de futebol conta apenas com traves enferrujadas. Não há nenhuma demarcação e ao redor há matagal e lama.

Para o jovem corredor Alexandre Medina, 16, o estado de abandono não dá condições para práticas esportivas. Ele ressalta sobre os problemas do tráfego de animais na pista. “Eu e outros atletas precisamos ter cuidado para não pisar na sujeira e várias vezes tem cavalo e capivara passando por aqui também. Isso além de atrapalhar, acaba por ser perigoso, é uma vergonha ficar desse jeito”, pontuou.

O comerciante Celso Coca, 53, lembra que antigamente era possível trazer a família para lazer no parque. Hoje ele cita que a situação é lamentável e até perigosa no local. De acordo com ele, o mato esconde até cobras.

“Lembro que há anos trazíamos os filhos para jogar futebol e agora não tem mais jeito, o fato é absurdo. O campo não tem mais condições e essa água parada no entorno é podre. Eu caminho aqui, pois, não se tem quase locais para a prática em Dourados, mas, já teve dias de eu chegar bem cedo e encontrar uma jararaca morta ali na entrada, por isso, tento usar mais o meio da pista e me afastar do mato”, destacou.

Outro aspecto que preocupa a população é a segurança. Os populares contam que é comum moradores de rua se ‘adonarem’ do local, assim como os usuários de drogas e prostitutas.

O comerciante Luiz Justino, 50, comenta sobre essas questões e também sobre a iluminação precária do local.

“A noite não dá para se arriscar aqui, tem várias pessoas que se aproveitam do abandono para ficar fazendo coisas ilegais, é escuro demais e é perigoso”, ressalta.

O professor de educação física aposentado, José Alexandre Barbosa, 56, defende que no Parque pode se ter um centro esportivo. Porém como isso é algo que demandaria grandes investimentos, ele cita que algumas medidas rápidas poderiam ajudar a melhorar a situação do local para os amantes de esporte.

“Nivelar mais a pista, manter a limpeza e preenchê-la já seria algo que ajudaria bastante para quem assim como eu corre aqui. Aqui dá para se fazer um grande ponto de esportes é um desperdício ficar assim. Penso que o mínimo que poderia ter eram banheiros e água disponível para a população, além de mais segurança, claro”, ressaltou.

SITUAÇÃO CONTINUA A MESMA

No ano passado, o Dourados News já havia apontado sobre os problemas no Parque devido a falta de manutenção relembre aqui.

Como é notável, a situação crítica continua, mesmo em meio ao posicionamento da Secretaria de Planejamento que havia informado no passado sobre um plano de revitalização do Arnulpho Fioravanti que estaria caminhando para o processo licitatório.

O investimento relatado seria de R$ 3,5 milhões de recursos federais e era proveniente do Ministério do Esporte, de acordo com então secretário na época, porém, quase 15 meses depois, a situação pouco mudou.

POSICIONAMENTO ATUAL

O Dourados News entrou em contato com o secretário de serviços urbanos, Marcio Wagner Katayama para saber se há alguma previsão de melhorias para o Parque.

Ele informou que verificaria sobre a questão da limpeza do local, mas, não soube informar sobre projeção de investimentos.

“Vamos analisar o que precisa de limpeza e tomar as providências, mas, quanto a projetos não se dizer se há”, comentou.