28 de março de 2024
Campo Grande 30ºC

CULTURA

Prefeitura de Dourados leva projeto de musicalização para as escolas municipais

A- A+

A Prefeitura de Dourados, por meio das secretarias de Educação e de Cultura, deu início nas escolas da rede municipal ao projeto Primeiro Acorde – Orquestra em Cordas.

Estão participando do projeto-piloto as escolas Maria da Conceição Angélica, Clori Benedetti de Freitas, Bernardina Correia de Almeida e Pedro Palhano

O secretário de Cultura Wesley de Queiroz Santos e a coordenadora de Educação Física e Esporte Escolar da Secretaria de Educação, professora Mariza Araújo, estiveram reunidos para os ajustes finais e as aulas já iniciaram nas unidades.

O projeto consiste em oferecer aulas de violão para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Dourados, no contraturno escolar.

O secretário Wesley Queiroz disse que o objetivo da parceria com a Secretaria de Educação é oportunizar aos alunos da rede municipal de ensino o aprendizado básico de execução de músicas ao violão, aliado ao desenvolvimento cultural, visando complementar a formação do aluno.

Segundo a coordenadora de Educação Física Escolar da Semed, Mariza Araújo, um mapeamento já foi realizado junto às escolas para apurar as unidades que dispõem dos instrumentos para o desenvolvimento do projeto e 14 escolas já manifestaram o interesse em levar o projeto para seus alunos.

A professora destaca que o projeto piloto está sendo possível graças à parceria com a Secretaria de Cultura, que disponibilizou os professores para se deslocarem até as escolas a fim de ministrar as aulas.

Os músicos e professores no projeto se reuniram com a coordenação e direção das unidades para ajustes de horários e formação das turmas, e ainda visitaram as unidades contempladas para a manutenção dos instrumentos e organização do espaço e o início das aulas.