24 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Proprietário rural é autuado por destruir mata ciliar

A- A+

Policiais Militares Ambientais de Batayporã localizaram hoje pela manhã no município de Ivinhema a degradação de áreas de matas ciliares de um córrego. Em uma pequena propriedade rural, localizada às margens da rodovia MS 141, os policiais verificaram que o proprietário efetuou mecanização do solo para substituição da pastagem e não efetuou a conservação adequadamente.


No local, devido a mecanização e a bacia possuir grande declividade, as chuvas provocaram uma erosão, medindo em torno de 50 metros de comprimento, por 12 de largura e 2 metros de profundidade. O sedimento carreado destruiu cerca de 20 metros de faixa das matas ciliares do córrego Vitória, que se trata de área de preservação permanente (APP). O material também foi carreado para o córrego, que ficou assoreado.


As atividades foram paralisadas e o infrator, de 33 anos, residente em Ivinhema foi multado em R$ 5.000,00. O autuado responderá por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente. A pena é de um a três anos de detenção. Ele foi notificado a apresentar junto ao órgão Ambiental Estadual um plano de recuperação da área degradada (PRADE).