29 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Após declaração de Aécio, eleitores de Dilma dizem que pretendem processar senador

A- A+

Uma ação coletiva foi organizada pelos eleitores da presidente Dilma Rousseff (PT), que se sentiram ofendidos com a declaração do senador e candidato derrotado Aécio Neves (PSDB-MG), dizendo que perdeu a disputa ao Planalto para uma "organização criminosa".

Os petistas, segundo o Brasil 247, garantiram que pretendem entraram justiça contra o  senador. "Sou petista, vou processar Aécio Neves por dizer que faço parte de uma organização criminosa", escreveu em sua página no Twitter o usuário William Carvalho. Um dos apoiadores da ação é o ator José de Abreu: "E aí, galera, vocês ja arrumaram advogado para processar Aecio? Nao aceito a pecha de "organização criminosa" no meu currículo!"

Quem organiza a ação coletiva, recrutando eleitores nas redes sociais, é Kallil Oliveira, de Vitória da Conquista (BA). "Quem votou na Dilma pode entrar com ação criminal contra Aécio Neves e cobrar uma indenização por danos morais $$$$", postou o estudante de Geografia nesta terça-feira 2.

"Já consegui reunir 30 pessoas que vão processar Aécio por sua infeliz declaração, quem tiver interesse me informe para nos organizarmos", publicou Kallil, às 11h52, no Twitter. Às 13h40, uma atualização: "Em menos de 1 hora já são mais d 200 pessoas q se disponibilizaram pra entrar com 1 ação contra Aécio por danos morais devido sua declaração".

Em sua coluna desta terça-feira 2 na Folha de S. Paulo, o jornalista Janio de Freitas chamou a acusação de Aécio de "tão gratuitamente agressiva e tão agressivamente insultuosa" e declarou que qualquer dos eleitores do PT está "agora habilitado, desde que capaz de alguma prova de sua adesão a Dilma, a mover uma ação criminal contra Aécio Neves por difamação, calúnia e injúria, e cobrar-lhe uma indenização por danos morais".

Leia um trecho de seu artigo:

É difícil admitir que Aécio Neves esteja consciente do papel que está exercendo. A situação social do Brasil não é de permitir que acirramentos, incitações e disseminação de ódios levem apenas a efeitos inócuos, de mera propaganda política. Para percebê-lo, não é preciso mais do que notar a violência dos protestos com incêndios ou a quantidade de armas apreendidas.

Se Aécio acha, como diz, que está sendo "porta-voz de um sentimento de indignação", pior ainda: fica evidente que não sabe mesmo o que está fazendo, e aonde isso o leva.

A declaração do senador foi feita em entrevista ao jornalista Roberto D´Ávila, da Globonews, veiculada na noite do último sábado 29. O tucano disse: "Na verdade, eu não perdi a eleição para um partido político. Eu perdi a eleição para uma organização criminosa que se instalou no seio de algumas empresas brasileiras patrocinadas por esse grupo político que aí está", declarou o tucano no programa Roberto D´Ávila (assista aqui).

O presidente do PT, Rui Falcão, rebateu ontem a fala de Aécio e disse que interpelará o senador tucano na Justiça para que confirme o que disse na entrevista. Caso a declaração seja confirmada por esse, o partido pretende apresentar queixa crime junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente do PSDB. "O PT não leva recado para casa", disse Falcão.

Dany Nascimento