18 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Grupos pesquisam vacinas para combater vírus Zika

A- A+

Vacinas contra o vírus Zika estão sendo pesquisadas por ao menos 12 pesquisadores, conforme informação divulgada nesta segunda-feira (8) pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com o órgão, os estudos estão em fase inicial, e a disponibilidade das doses, devidamente registradas, pode levar ainda alguns anos.

De acordo com a OMS, as pesquisas estão sendo realizados com base em terapias preventivas que funcionariam da mesma forma que a profilaxia para malária. Conforme a entidade, a iniciativa visa acelerar a realização de testes clínicos em diversos países. Outra estratégia adotada pela OMS consiste no compartilhamento de amostras consideradas oportunas e de informações entre grupos de pesquisa sobre o Zika.

Em nota,  a OMS afirma que “o diagnóstico, hoje, é uma urgência prioritária para que se possa ter certeza da presença do vírus Zika e não de doenças similares e também provocadas por outros flavivírus transmitidos por mosquitos. Poucos testes diagnósticos estão disponíveis atualmente”, ressaltou o órgão..