18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Igualdade

Homens e mulheres pagarão o mesmo valor para entrar em baladas

"Ministério da Justiça já está trabalhando para que as mulheres deixem de ser VIPs e/ou paguem menos que os homens para entrar em baladas"

A- A+

 Em determinados eventos homens pagam mais caro para entrar, como em baladas e festas. No Brasil, a diferença cobrada chega a ser duas ou três vezes maior! Algumas mulheres enxergam isso como uma espécie de vantagem, afinal elas vão economizar e merecem isso por todo o machismo que enfrentam diariamente. 

Essa prática comum de cobrar menos de mulheres que de homens para entrar em casas noturnas, na verdade, é algo extremamente machista, que gera lucro apenas para o estabelecimento. Na mente dos gerentes, como o valor da entrada para clientes do sexo feminino é menor, mais garotas irão na balada. Consequentemente, isso desperta interesse nos clientes masculinos, que terão um vasto “cardápio” de opções e não se importarão de pagar mais para usufruir dele. O pensamento é machista e a prática também.

O programa Fantástico, da Rede Globo, divulgou que o Ministério da Justiça já está tomando as devidas providências para igualar o valor das entradas em boates para homens e mulheres. Comunicados já estão sendo enviados para os estabelecimentos e espera-se que, a partir do segundo semestre deste ano, a mudança já esteja valendo.

De acordo com o comunicado oficial liberado pelo Ministério, “a diferenciação de preços entre homens e mulheres é uma afronta ao princípio da dignidade humana”. Além disso, configura a “utilização da mulher como estratégia de marketing que a coloca em situação de inferioridade.” A regulamentação vale também para shows, festivais, etc.