25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Inscrições para o Fies com novas regras começam hoje

A- A+

Estudantes têm de hoje (3) até quinta-feira (6) para se inscreverem no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), pela internet. As novas regras para novos contratos serão válidas a partir de hoje.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os juros passarão dos atuais 3,5% para 6,5% e os estudantes pagarão parte da mensalidade, conforme a renda de cada inscrito. Segundo o ministério, os estudantes  terão como contrapartida  um desconto de 5% nas mensalidades.

O MEC informou ainda que para concorrer, os estudantes precisam ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todas as edições do Enem, feitas a partir de 2010, serão aceitas. O candidato também tem que ter tirado nota maior que 0 na redação. Os estudantes também precisam ter renda familiar, por pessoa, de até 2,5 salários mínimos por mês, ou seja, R$ 1.970.

Conforme o MEC, os alunos que forem pré-selecionados deverão concluir a inscrição na internet e completar o processo no estabelecimento de ensino e na instituição financeira. Os que não forem pré-selecionados ficarão na lista de espera. Serão oferecidas 61,5 mil vagas.

Aditamento

Estudantes que precisam efetuar o aditamento tem o prazo de 10 de agosto a 31 de outubro. A renovação dos contratos deve ser feita a cada seis meses.  Segundo o MEC, as novas regras não valem para contratos antigos do Fies.