25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Pesquisadores encontram sistema planetário com massa superior a da Terra

A- A+

A descoberta de um sistema planetário com três superterras foi anunciada ontem (30) por astrônomos europeus. Segundo eles, as três superterras estão em orbita de uma estrela anã brilhante. Um deles, conforme os astrônomos parece ser um planeta de rochas vulcânicas derretidas.

De acordo com os pesquisadores, o sistema localiza-se na parte norte da Constelação Cassiopeia, e apresenta o formato da letra M, e está a 21 anos-luz da Terra. Os astrônomos denominaram de superterras pelo fato da estrutura encontrada possuir massas superior que a da Terra. Eles afirmam que os planetas são mais leves que Netuno, Saturno e Júpiter.

Conforme a publicação revista europeia Astronomy & Astrophysics, foram feitas medições a partir do solo, com o telescópio espacial Spitzer, da agência espacial norte-americana Nasa, mostraram que sua massa é 4,5 vezes mais alta e 1,6 mais larga do que a altura e largura da massa da Terra.Ainda, segundo eles, a massa volumar apresentada é próxima da densidade da Terra, sugerindo uma composição semelhante. A temperatura é de cerca de 700 graus Kelvin.