19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Pessoas expostas ao HIV poderão ter acesso a protocolo de medicamentos

A- A+

A partir desse mês, o Sistema Único de Saúde conta com o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapeuticas: a  Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de Risco para Infecção pelo HIV.  O documento foi publicado hoje (23) no Diário Oficial da União  e integra os três tipos de Profilaxia Pós-Exposição  (PEP) existentes, que são acidente ocupacional, violência sexual e relação sexual consentida. Segundo o ministério da Saúde,o documento recomenda também a redução do tempo de acompanhamento do tratamento de seis para três meses

De acordo com o ministério, é recomendado que os medicamentos utilizados para o tratamento sejam ministrados até 72 horas após a exposição ao vírus. O ideal é que seu uso seja feito nas primeiras duas horas.

Segundo o órgão, são 28 dias consecutivos de uso dos quatro medicamentos antirretrovirais previstos no novo protocolo (tenofovir + lamivudina + atazanavir + ritonavir).

Conforme o ministério da Saúde, no ano passado foram oferecidos 22 mil tratamentos em todo no Brasil. Hoje, a rede de assistência tem com 517 Centros de Testagem e Aconselhamento,  outros 712 Serviços de Assistência Especializada  e 777 Unidades de Distribuição de Medicamentos.

Entre 2005 e 2014, o número de pessoas com acesso ao tratamento com antirretrovirais no país mais do que dobrou,  passando de 165 mil pacientes (2005) para 400 mil (2014). Hoje o SUS oferece, gratuitamente, 22 medicamentos para os pacientes soropositivos. Dessesl, 12 são produzidos no Brasil.