25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

R$ 21 mi de prejuízo

PF desarticula quadrilha que fraudava laudos da Previdência Social

A- A+

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal, deflagrou na manhã de hoje (01) a Operação Trânsito, com o fim de desarticular grupo criminoso que fraudava a Previdência Social com auxílio de servidores públicos, advogados e profissionais da área da saúde, no estado de São Paulo. Estima-se um prejuízo de R$ 21 milhões.

Foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão nas cidades de Barueri, Franco da Rocha, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Mongaguá, Osasco, Santana de Parnaíba e São Paulo. Participaram da ação 175 policiais federais e 6 servidores da Previdência Social. A pedido da PF, foram afastados de suas atividades 9 servidores da Previdência Social, sendo 7 peritos e 2 técnicos do seguro social.

O nome da operação faz referência ao início das investigações, quando foram apuradas irregularidades em perícias médicas na modalidade trânsito. Outras fraudes também foram identificadas, como o engessamento de membros sem necessidade e apresentação de laudos médicos falsos para a obtenção de auxílio-doença.

Os investigados responderão, de acordo com os atos praticados, pelos crimes de corrupção ativa e passiva, estelionato previdenciário, falsificação previdenciária, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informações e organização criminosa.