18 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

1 de abril? Olarte vai treinar clínicos gerais para atuar como pediatras nas unidades de emergência

A- A+

Depois de anunciar corte de plantões, redução de carga horárias dos funcionários que atuam nas unidades de saúde de Campo Grande, o prefeito Gilmar Olarte resolver treinar clínicos gerais para que eles possam atuar como pediatras nas unidades de atendimentos emergencial como UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRS (Conselhos Regional de Saúde).

O anúncio, feito hoje durante entrega de novos equipamentos de saúde para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na UPA Universitário causou estranheza até mesmo no secretário adjunto municipal de saúde Gilmar Trevisan, que, ao ser questionado pela imprensa sobre a decisão, disse desconhecer o projeto e que iria conversar com prefeito sobre o caso. "Vamos treinar clínicos gerais para atender as crianças e resolver problema da falta de pediatras", disse Olarte.

Atualmente, Campo Grande tem enfrentado diversos problemas na área da saúde. Nesta manhã, por exemplo, a equipe do MS Notícias percorre todas as unidades de atendimento emergencial da Capital e constatou que apenas nas UPA Cel Antonino e no Cempe (Centro Municipal Pediátrico) há pediatras para atender a população.

As UPAs, Universitário, Vila Almeida assim como as unidades de atendimento de urgência das Moreninhas não contam nesta manhã com pediatras. O Cempe, que possui orçamento mensal de R$ 12 milhões, conta, conforme informações dos funcionários do local, apenas com cinco médicos pediatras por período, ou seja, cinco de manhã, cinco à tarde e cinco à noite.