19 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Azambuja garante novos bombeiros para reforçar corporação

Além dos que se formaram hoje, 162 aprovados nas quatro fases serão chamados para ingressar na academia

A- A+

Na manhã de hoje aconteceu a formatura dos novos soldados dos bombeiros militares, totalizando 153 bombeiros. Foi assinado pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), durante o evento decreto que autoriza o chamamento de novos soldados para ingressar na academia.

O ingresso dos aprovados nas quatro fases do concurso totaliza 162 vagas de soldados e 13 de oficiais. Com isso, o efetivo do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso do Sul terá acréscimo de 30% no efetivo. Azambuja garantiu que as Polícias Civil e Militar também iniciarão academia ainda este ano, com aqueles aprovados nas quatro fases.

Hoje, a companhia conta com aproximadamente 1.250 bombeiros, com os formados e aqueles que iniciarão a academia a expectativa é que esse número  chegue a 1.580.

Azambuja disse estar trabalhando para que os setores de segurança do Estado tenham condições de trabalho, para isso, foram autorizadas as compras de novos equipamentos, melhorias na estrutura e na inteligência, além do próprio efetivo.

Os novos bombeiros serão destinados ás unidades do interior do Estado, já que é necessário o aumento de efetivo em 18 municípios. 12 cidades encontram-se em situação precária nos quartéis de bombeiros.

Unidades de resgate: Campo Grade tem em sua lista onze viaturas que deveriam atender a Capital, porém, somente duas estão na ativa, já que as restantes estão estragadas. O governador garantiu, segundo o dos Bombeiros, Coronel Esli Ricardo de Lima,  que foi autorizada a reforma de oito viaturas, para atender a demanda.

Enquanto isso, de acordo com o Comandante, a corporação trabalha em parceria com o Samu  (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), para que sejam atendidos os casos na Capital.

Terceirização: Além o Batalhão de Choque da Polícia Militar, outras forças de segurança poderão contar com a terceirização de viaturas para aderir a frota. O Batalhão de Choque irá contar com 16 viaturas terceirizadas, e mais quatro que devem ficar à disposição, caso alguma precise de reparos.

Para Azambuja, a terceirização no Choque será um teste, que sendo aprovado, poderá se estender às polícias, assim como bombeiros.