28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Clínica da família

Com 4,4 mil atendimentos em 1 mês, clínica da família é sinônimo de excelência no atendimento

A- A+

Inaugurada em agosto deste ano, a primeira Clínica da Família de Campo Grande, localizada no bairro Nova Lima, se tornou referência e modelo de excelência na avaliação dos pacientes. Somente no primeiro mês de funcionamento, a unidade realizou mais de 4,4 mil atendimentos.

Para a autônoma Valdeide Alves da Silva, 42 anos, moradora do Nova Lima, a inauguração da unidade foi um divisor de águas em relação a assistência ofertada  aos moradores da região. Há alguns meses atrás, ela conta que muitas vezes precisava madrugar na fila para conseguir agendar uma consulta e hoje a realidade é outra.

“A Clínica da Família foi uma vitória para nós. Hoje temos uma atendimento rápido e de qualidade sem precisar passar mais por toda essa dificuldade, chegar de madrugada e enfrentar fila para tentar um atendimento”, comemora.

Além de ampliar os atendimentos e facilitar o acesso para os moradores do Nova Lima e bairros adjacentes, a unidade contribui ainda para desafogar principalmente às unidades de urgência e emergência da região,  uma vez que 60% dos casos atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs) poderiam ser resolvidos na  atenção primária.  O horário de atendimento também é um diferencial. Diferente de uma unidade básica de saúde, a Clínica da Família funciona de 07h as 19h, sem intervalo.

Com 4,4 mil atendimentos contabilizados somente no primeiro mês de funcionamento, sendo em média 356 consultas médicas por cada profissional, a unidade é tida como referência para os moradores.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, a boa aceitação e desempenho em relação a primeira Clínica da Família é um  bom diagnóstico para que haja a expansão do serviço.

“A Clínica da Família representa um modelo de excelência na Atenção Básica. Nós temos planos de expandir esse conceito para as sete regiões do nosso município. Colocando uma clínica em cada região nós iremos assegurar um atendimento de qualidade para a população potencializar ainda mais o projeto de reestruturação da Rede de Atenção Básica”, finaliza.

A unidade possui três equipes de Saúde da Família, sendo composta na totalidade por 47 profissionais nas seguintes categorias: três médicos, três enfermeiros, três odontólogos, 1 farmacêutico, 1 assistente social, 1 gerente, três auxiliares em saúde bucal, seis técnicos de enfermagem, quatro assistentes administrativos, 17 agentes comunitários de saúde e cinco agentes de saúde pública.

Atendimento especializado

A Clínica da Família ofertará ainda, através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB,  atendimento com os seguintes profissionais: médico pediatra, médico ginecologista, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

 

DSC08268