24 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

Comerciantes da Capital devem abrir as portas no feriadão

A- A+

Representantes do comércio varejista da Capital têm até hoje para enviarem termo de compromisso com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande.  O documento tem de ser entregue até as 16 h de hoje. As  lojas deverão permanecer abertas das 9h as 18h.

Além dos estabelecimentos da região central,  os Shoppings  Centers, também precisam encaminhar termo de acordo,  podendo  funcionar no horário normal,  das 10h às 22h.

Segundo assessoria, os supermercadistas  supermercadistas terão que pagar, ao final de cada feriado trabalhado, o valor de R$ 50,00 em dinheiro ou em vale compra. Terão, ainda, que conceder uma folga por cada feriado trabalhado ao empregado, ainda neste mês.

O comércio varejista deve pagar o equivalente a 7% do piso salarial do empregado e mais uma folga, por cada feriado trabalhado.

Conforme a Convenção Coletiva de Trabalho, os empregados em concessionárias não estão autorizados a trabalhar nos feriados. Diferente também dos empregados em casas de materiais de construção, que poderão trabalhar (nos feriados) mediante o pagamento de R$ 70,00 por cada feriado e mais uma folga nos dias subsequentes.

Fiscalização 

Os diretores do Sindicato dos Comerciários de Campo Grande vão promover uma fiscalização de todo comércio da cidade durante os dois feriados, de domingo e segunda-feira (11 e 12), para impedir abusos de qualquer natureza contra os empregados.

“Qualquer trabalhador que se sentir lesado, deve nos procurar, no sindicato (3348-3232), para que possamos tomar as devidas providencias em seu favor”, afirmou André Luiz Garcia, diretor do sindicato.

O vice-presidente da entidade, Nelson Benitez ressalta que o pagamento pelo feriado trabalhado deve ser feito ao final do expediente. “Quem não proceder dessa maneira, precisa ser denunciado para nós, do sindicato, para que possamos cobrá-los, judicialmente se necessário”, afirma o sindicalista.