25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Docentes da UFMS decidem continuar em greve por tempo indeterminado

A- A+

Professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) decidiram, em assembleia geral, realizada na última quarta-feira (1º), na Capital, que continuam em greve. Eles rejeitaram a contra a contraproposta do governo federal de reajuste de 21,3% parcelado em quatro vezes – 2016, 2017, 2018 e 2019 –, inferior aos 27,3% reivindicados para janeiro do ano que vem.  

Os docentes seguem o posicionamento do Comando Nacional de Greve, e continuam com a paralisação na UFMS por tempo indeterminado. A docência das instituições federais de ensino superior vem amargando defasagem salarial em decorrência de um acordo feito entre a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação) e o governo central em 2012, que parcelou o reajuste até 2015.

As reivindicações dos professores das instituições federais vão além da reposição salarial. As solicitações envolvem questões amplas, de interesse social, contra a retirada de direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores, contra o corte de verbas para a educação, em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, contra a contratação de docentes via organizações e via terceirização, contra a imposição de resoluções, normas e condutas na UFMS, em defesa das políticas de assistência estudantil e de melhores condições de trabalho. Com informações assessoria.