28 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Cidade

“É uma luta pela conscientização, contra o preconceito”, diz Trad sobre Down

A- A+

O Prefeito Marquinhos Trad participou na manhã desta terça-feira (21) da VI caminhada Don’t Let Me Down, em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Cerca de mil pessoas se reuniram na Praça Ary Coelho, e depois caminharam pelas ruas da Capital com objetivo de mostrar a importância da luta dos portadores de Down e dos seus respectivos pais, amigos e parentes, pelo bem-estar, igualdade de direitos e inclusão.

“É uma luta pela conscientização, contra o preconceito. São pessoas mais eficientes do que nós, que nos julgamos sadios e saudáveis”, enfatizou Marquinhos.

Em Campo Grande, a instituição referência é a escola Juliano Varela, entidade filantrópica que há 23 anos atende os portadores da síndrome e seus familiares. A instituição recebe apoio da prefeitura com repasses para o custeio de insumos básicos.

A coordenadora pedagógica da instituição, Regina Gaúna, diz que é muito gratificante trabalhar com eles, pois o amor que ela dedica é retribuído com resultados. “São crianças com desenvolvimento excelente, podendo ter qualidade de vida e um futuro promissor”, pontuou.

A senhora Eli Cavalari, avó da aluna Mariane, de 8 anos, que frequenta a instituição desde o nascimento, diz que o trabalho é fundamental para o desenvolvimento da sua neta. “Ser diferente é normal”, declarou.

A instituição conta com 214 alunos, sendo 100 crianças e adolescentes e 114 adultos, os quais 19 estão inseridos no mercado de trabalho. As atividades ofertadas são das mais diversas áreas, como natação, dança, teatro, capoeira,  artes e futebol, além do ensino regular, sempre com apoio de uma equipe multidisciplinar com fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. É feito um trabalho desde recém-nascidos, com a estimulação precoce – a qual é referência -, até com adultos, sendo que o aluno mais velho da instituição tem 56 anos hoje.

A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do 21 é uma condição humana geneticamente determinada, sendo a alteração cromossômica mais comum em humanos e a principal causa de deficiência intelectual na população. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a cada 600 a 800 nascimentos, uma criança tem síndrome de Down. (Com Assessoria)