23 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Juventude e ISMAC levam Curso de Capacitação Profissional para pessoas com deficiência

A- A+

A Subsecretaria de Políticas para a Juventude, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, em parceria com o Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC), do Programa Ágora Brasil Regional Centro-Oeste,  realiza, entre os dias 19 e 23 de fevereiro, na sede da instituição o Curso de Capacitação Profissional para pessoas com deficiência. A ação objetiva proporcionar à juventude a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

São 40 vagas disponibilizadas para jovens e adultos que desejam participar do curso. Durante cinco dias, serão apresentadas palestras, dinâmicas e orientações com relação à participação na sociedade e no ambiente de trabalho, utilizando técnicas de coaching e empresariais. Entre os temas que serão apresentados estão noções de marketing pessoal, comportamento organizacional, empreendedorismo, dicção e oratória, igualdade de gênero no mercado de trabalho, bullying positivo, motivação e liderança.

“Nós fizemos 14 turmas e mais de 1.800 alunos passaram pelo curso ano passado. Com essa parceria, será a primeira vez que vamos atingir o público de pessoas com deficiência  e esperamos também oferecer uma nova realidade para eles, assim como fizemos com os estudantes em 2017”, disse o subsecretário de Políticas para a Juventude, Maicon Nogueira.

O objetivo do curso é proporcionar aos estudantes formas de agirem de acordo com a realidade do mercado de trabalho e na sociedade, desenvolvendo interesses que vão ao encontro as capacidades e habilidades que cada um possui.

O curso discute problemas, necessidades, potencialidades, direitos e deveres dos jovens, desenvolvimento de estudos, debates e pesquisas sobre as condições de vida da juventude campo-grandense, implementando ações de atendimento social, cultural e profissional.

Para o coaching e empresário, Denys Williams, que desde 2014 promove palestras, trabalhar com esse público será um grande desafio, mas, segundo ele, é importante tratá-los sem nenhuma diferença. “O que as pessoas com deficiência precisam é de oportunidades , acima de tudo. Acreditar no próprio potencial e saberem que podem ser alguém grande na vida”. Para ele, fazer com que entendam que também fazem parte da sociedade e que precisam se esforçar, como qualquer outra pessoa, para alcançar os objetivos para ter um futuro de sucesso é fundamental.

A falta de oportunidades é o que mais atinge as pessoas que possuem alguma deficiência e a realização de um curso como esse pode transformar a vida de cada participante. Em muitos casos, há uma grande dificuldade de formação e inclusão, sendo que muitos empresários diminuem os espaços no mercado de trabalho.

A parceria entre poder público e instituições mostra-se como uma saída para fomentar a participação das pessoas com deficiência na sociedade. Para a vice-presidente do ISMAC, Telma Nantes de Matos, esse novo modelo de sociedade promove uma saída para a realidade de invisibilidade das pessoas com deficiência. “Precisamos preparar os jovens e adultos com deficiência para a vida profissional e conquista de sua cidadania. Uma ação como esta, resignifica os trabalhos a serem realizados para a inclusão destes cidadãos”, destacou Telma.

Para quem deseja realizar a inscrição e participar do curso, é preciso entrar em contato com o ISMAC, pelo telefone 3325-0997, ou com a Subsecretaria de Políticas para a Juventude, 3314-3577.