28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Lei determina realização de campanha de conscientização contra doença canina na Capital

A- A+

O prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) sancionou nesta segunda-feira (30) a Lei nº 5.626 que dispõe sobre Campanha Anual de Conscientização para Vacinação de Cães contra a Doença Cinomose, e dá outras providências. A medida foi publicada na edição do Diogrande ( Diário Oficial de Campo Grande) desta segunda.

De acordo com determinação, a campanha tem objetivo primordial de conscientizar a população, em especial donos de cães, para a gravidade da doença que acomete cães, bem como a necessidade de vacinação preventiva. Pela medida, cabe ao Poder Executivo, por meio dos órgãos municipais competentes, a utilização de todos os meios de comunicação e informação disponíveis para alcançar o objetivo

Cinomose

A cinomose é uma doença que atinge especificamente cães. Segundo especialistas, o vírus tem  grau elevado de contágio, pois pode sobreviver nos ambientes - principalmente frios e secos – por um longo período de tempo.

De acordo com especialistas, em locais quentes e úmidos, o vírus tem, em média, um mês de sobrevivência. Como é "invisível" a prevenção é a melhor forma de evitá-lo. A doença atinge vários órgãos do animal e, na maioria dos casos, leva à morte do cachorro.