20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Saúde

Mais de 90 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Campo Grande

A- A+

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) de Campo Grande imunizou até agora 92.328 pessoas do grupo de risco, conforme o Boletim de Imunização divulgado nesta segunda-feira (15). Faltando 12 dias para o término da campanha, mais de 105 mil pessoas ainda precisam se vacinar.

A dose está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF) das 7h30 às 11h e das 13h às 17h e as equipes de vacinação podem distribuir senhas para organizar o fluxo. Na Praça Ary Coelho o trailer da Sesau atende até a próximo sábado (20), sem intervalo para o almoço.

Os dados divulgados hoje apontam que os idosos com mais de 60 anos é a população que mais se vacinou, atingindo a marca de 45.069, seguido pelas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com o total de 23.804.

Já as gestantes representam 3.693, e as púerperas (mulheres até 45 dias após o parto), 869. Os profissionais da saúde somam 9.745 pessoas vacinadas. Neste ano, o Ministério da Saúde (MS) inseriu os professores no grupo de risco e eles somam 2.589 doses aplicadas. Os indígenas contabilizam 563 pessoas e funcionários do sistema prisional, 68, enquanto que os portadores de doenças crônicas, 5.980.

Entre os dias 11 e 13 (Dia D) foram imunizadas 16.139 pessoas, enquanto que a expectativa era vacinar 40 mil. “A baixa procura pela vacina contra a gripe está ocorrendo em todo o país e por isso estamos aguardando uma orientação do Ministério da Saúde, para quais medidas adotar. Até lá, vamos continuar seguindo com estratégias recomendadas”, disse a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Mariah Barros.

Quem deve se vacinar?

O MS recomenda a vacinação para indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos, as gestantes, as puérperas, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior.

Quais documentos apresentar?

Para receber a dose, todos devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira do conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; e os indígenas: cadastro na SESAI.

Já os professores devem apresentar um holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico.