16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Mutirão de Conciliação DPVAT inicia trabalhos no Fórum da Capital

A- A+

O mutirão de conciliação de processos sobre o seguro obrigatório DPVAT foi aberto oficialmente na manhã de hoje, dia 04, no 4º andar do Fórum de Campo Grande. O atendimento às partes teve início com a presença dos juízes das quatro varas do Fórum que participam nesta semana das conciliações, além do coordenador da Conciliação do Tribunal de Justiça, Des. Vladimir Abreu da Silva e do juiz Ariovaldo Nantes Correa, que supervisiona os trabalhos do mutirão.

Hoje, os processos alvos do mutirão tramitam na 4ª Vara Cível da Capital, cuja juíza titular, Vânia de Paula Arantes, acompanhou de perto o desenrolar dos primeiros atendimentos. Ao todo estão agendadas 58 audiências para esta segunda-feira. Outras 12 audiências estão marcadas para a quarta-feira, dia 06. Além da 4ª Vara Cível, participam nesta semana ações que tramitam na 8ª, 13ª e 15ª Vara, num total de 313 processos pautados para a conciliação.

A juíza Vânia de Paula Arantes falou dos benefícios da prática não só para a resolução dos conflitos entre as partes, mas também para a mão de obra do Judiciário, que reduz parcela de sua demanda de trabalho em um curto espaço de tempo.

Da 4ª Vara foram destinados para o mutirão 70 processos identificados pela seguradora como suscetíveis de acordo. Essa demanda, conta a magistrada, exigiu do cartório dois dias de trabalho para a intimação das partes e demais procedimentos preparatórios. 

Uma tarefa extra que é bem recebida pelo cartório, explica a juíza, uma vez que em dois dias seus servidores concentraram os esforços de um montante de trabalho que, em caso de êxito da conciliação, dará fim aos processos. Para a magistrada, “a conciliação é boa para as partes porque economiza tempo para a solução dos conflitos e também é muito positiva para o Poder Judiciário que, além de realizar a prestação jurisdicional de forma mais célere, economiza mão de obra para atender a população”.