19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Na tentativa de encerrar a greve, prefeitura oferece reajuste de 8,3% aos professores

Categoria pede por 13%, porém segundo o secretário de Administração, Wilson do Prado, a proposta apresentada é o máximo que a Prefeitura pode avançar neste momento.

A- A+

Para por um fim a greve decretada pelos professores da Rede Municipal de Ensino, a prefeitura apresentou na noite de ontem uma proposta para a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) que estabelece o repasse da inflação dos últimos 12 meses, estimada no reajuste de 8,3% aos professores, porém, a aplicação só deverá ser feita a partir de outubro deste ano.

A categoria decretou greve no ultimo dia 19, na tentativa de receber os valores atrasados desde início do ano por falta do reajuste salarial de 13,01%, e garantir que o piso nacional previsto na Lei Municipal nº 5.411/2014  seja pago a partir de junho. Porém, segundo o secretário de Administração, Wilson do Prado, a proposta apresentada é o máximo que a Prefeitura pode avançar neste momento.

A justificativa declarada pelo município é de que a Lei de Responsabilidade Fiscal, que tenta impor o controle dos gastos da União, Estados, Distrito Federal e Município, “impede de conceder quaisquer reajustes, sob pena de sanções, como o bloqueio de repasses e enquadramento do prefeito por improbidade administrativa”, argumenta o secretário-adjunto de Planejamento, Finanças e Controle, Ivan Jorge.

A proposta foi apresentada na noite de ontem, em reunião onde estiveram presentes diretores da ACP e representantes do município. Segundo Sindicato, a categoria vai discutir a oferta de repasse nesta tarde em assembléia.