25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Paciente que recebe rim de doador vivo apresenta boa recuperação, segundo Santa Casa

A- A+

Após quatro meses de retomada dos serviços de transplante renal, a equipe multidisciplinar da Santa Casa de Campo Grande realizou esta semana a primeira cirurgia com doador vivo. Segundo informações do hospital, o receptor do órgão tinha insuficiência renal crônica, e há 11 anos era submetido a um processo artificial que substitui as funções dos rins - diálise.

De acordo com a equipe da Santa Casa, a cirurgia durou cerca de cinco horas. O transplante foi realizado em salas cirúrgicas interligadas, com um corpo clínico composto por urologistas, nefrologistas, cardiologistas, anestesiologistas e equipe multidisciplinar integrada por enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogas, assistente social e outros.

Conforme o hospital, o paciente que recebeu órgão tem 47 anos, e passa bem. Já a doadora, tem 41, e também passa bem. A assessoria do hospital informou que atualmente, o ambulatório de Nefrologia da Santa Casa possui cerca de 200 pacientes na lista de pessoas aptas a receber um transplante renal. As cirurgias, conforme a Santa Casa, só é possível ser realizada por meio de doadores compatíveis, vivos ou falecidos.