29 de março de 2024
Campo Grande 24ºC

Servidores da UFMS paralisam atividades e prometem entrar em greve

A- A+

Os servidores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) paralisaram as atividades, o ato foi para marcar o início da campanha salarial da categoria. A concentração aconteceu na manhã de hoje na concha acústica da universidade.

De acordo com o Sista (Sindicato dos trabalhadores das Instituições Federais de Ensino em Mato Grosso do Sul), eles vão realizar uma reunião nacional com representantes de todos os estados nos próximos dias 7 e 8, onde será estudada a possibilidade de greve.

Dos 2,2 mil servidores cerca de 20% a 30% aderiram ao movimento, somente serviços considerados essências devem funcionar, em caso de paralisação generalizada por tempo indeterminado, o mesmo deve ser feito.

No ano passado os funcionários públicos da UFMS chegaram entrar em greve, mas por conta de uma decisão judicial tiveram que encerrar o movimento, que havia determinado ao MEC a abertura de negociações para tentar atender aos anseios da categoria.

Mas segundo o Sista, até o momento nenhum dos pedidos foram atendidos, foi protocolado um ofício no Ministério em abril para abrir mesa de negociação, mas não obteve resposta.