19 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Gripe

Vacinação no trailer encerra nesta sexta; Campanha segue até dia 1º de junho

A- A+

A Campanha de Vacinação contra a Gripe  segue até o dia 1º de junho em todas as unidades básicas de saúde de Campo Grande. Nesta sexta-feira, dia 18, será o último dia de imunização no trailer instalado na Praça Ary Coelho – Centro de Campo Grande – que estará funcionando de 7h15 às 16h45 sem intervalo para almoço.

Nas 66 unidades da Rede de Atenção Básica a vacinação acontece de 07h00 às 11h e de 13h às 17h. Por questão de organização, algumas unidades estão fazendo a distribuição de senhas para que todos possam ser atendidos dentro do horário previsto.

Conforme o último Boletim de Vacinação divulgado na semana passada, cerca de 45% do públic0-alvo, o que representa aproximadamente 198 mil pessoas, já haviam sido imunizadas contra a gripe na Capital. Nesta sexta-feira deve ser divulgado um novo boletim com dados atualizados sobre a campanha.

A população do grupo de risco estabelecido pelo Ministério da Saúde deve receber a dose da vacina para ficarem protegidos contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano: (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Grupo de risco
Deve receber a vacina: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos; as gestantes; as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior, devem receber as doses.

Documentos
Para receber a dose, todos os indivíduos do grupo de risco devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira de conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; e os indígenas: cadastro na SESAI. O controle mais rigoroso para imunizar as pessoas do grupo de risco é para atender as recomendações do Ministério da Saúde, que não irá disponibilizar doses extras.

Site
Para facilitar o acesso das pessoas que estejam com dúvidas, a Sesau disponibiliza um site específico sobre a Campanha de Vacinação contra a Gripe no portal da Secretaria na internet disponível em www.campogrande.ms.gov.br/sesau e clicar em “Influenza” na barra de menus.

Neste endereço, estão todas as informações sobre quem deve se vacinar, locais de vacinação e documentos que devem ser apresentados.

A doença
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Prevenção
Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;

Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.

Evite tocar a boca e o nariz.

Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.

Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.

Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.