25 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

Liberdade provisória

Agente penienciário que matou pedreiro em show no pátio do shopping ganha liberdade

"O Juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida concedeu liberdade provisória, por entender que o agente não representa perigo as testemunhas"

A- A+

O agente penitenciário Joseilton de Souza Cardoso (34), ganhou liberdade provisória nesta terça-feira (10), ele estava preso desde o dia 24 do mês passado,  quando matou o pedreiro Adílson Silva Ferreira dos Santos (23), durante show no estacionamento do Shopping Bosque dos Ipês. O agente foi preso no mesmo dia do críme.  

O responsável pela decisão é o juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, que considerou que o agente possui residência fixa, trabalho lícito e tem bons antecedentes criminais.

Ainda segundo nota o juiz também considerou que “não há notícia de comoção ou temor por parte de familiares, bem como não há indícios de que o acusado seja pessoa agressiva ou possa vir a agredir ou ameaçar possíveis testemunhas”.

Das determinações para a soltura, ficou estabelecido, que o agente não poderá usar arma até o fim do julgamento e também terá que comparecer em juízo até o dia 5 de cada mês, para comprovar residência fixa e trabalho e atividade lícita.

Outro lado 

De acordo com o advogado, José Roberto Rodrigues da Rosa, não há nenhuma restrição administrativa que impeça o agente de ocupar um cargo administrativo considerando que ele teve o direito de usar arma suspenso. "Ele pode retornar ao serviço normal", ressaltou o delegado a impensa.

Caso 

O agente penitenciário Joseilton foi preso em flagrante momentos após o crime alegando que agiu em legítima defesa. A pistola ponto 40 usada por ele foi apreendida.

A várias versões que teriam ocasionado o desentendimento e em seguida o homícídio. Familiares dão versões diferentes e o motivo real ainda não foi revelado pelos políciais. O agente penitenciário alega que entrou no show com a arma porque não tinha vaga no estacionamente e teve que entrar com a arma. As investigações seguem e a polícia ouve testemunhas.