18 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Equipes da Derf prendem grupo que tentou fazer falso frete para roubar carreta

A- A+

A equipe da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Roubos e Furtos (Derf) apresentou hoje (29) o grupo de assaltantes que tentou roubar uma carreta na BR 163, na semana passada.

Segundo informações do delegado,  Ivanhyr Luiz de Campos, para tentar efetivar o roubo, um dos integrantes do grupo, formado por cinco pessoas, ligou, na sexta-feira (26) para Darci Rodrigues Cavassola,  para realizar um falso frete.  Darci já havia recebido ligação semelhante, na última terça-feira (23), e por isso, conforme o boletim de ocorrência, ligou para a Derf  avisando sobre o suposto pedido de frete. 

Após acionar a polícia,  Darci Rodrigues Cavassola foi até o posto de combustível Arara
Azul, onde encontrou com as duas pessoas. Além da Derf, também estvam no local a equipe da Delegacia Especializada em Repressão ao Narcotráfico (Denar). Os policiais da Denar ficaram disfarçados para acompanhar a conversa entre a vítima e os assaltantes. Ao perceberem que a vítima seria sequestrada, a polícia interferiu na ação abordando Rafael Rodrigues da Silva e Jeferson Peralta Ximenes. Conforme o depoimento dos assaltantes, a intenção era roubar o caminhão e manter Darci Rodrigues Cavassola em cárcere privado. Com eles foi encontrado um revolver da marca Taurus, calibre 357, que segundo a polícia é arma de uso restrito. Durante a abordagem, um dos assaltantes atendeu uma ligação, na qual recebia orientações sobre como procederia ao roubo do caminhão e onde o mesmo seria entregue.

De acordo com a polícia, sem perceber a presença dos policiais, um homem saiu de um carro  Fox da Volkswagen, de cor prata, onde estavam outras três pessoas,  que estava estacionado no posto. José Vanderlei da Silva iria conduzir a carreta até Ponta Porã.  Para efetuar as prisões em flagrante, a polícia entrou no caminhão e seguiu o carro Fox na BR 163 sentido Jaraguari Campo Grande. Emitindo sinal de alerta, no caminhão, os policiais pararam no acostamento para  fazer a abordagem do veículo, que estava ocupado por Edna Cristina Guimarães e Huderson Bonega Coelho, que fazem parte do grupo de assaltantes. Segundo informações dos policiais, eles estavam escoltando o caminhão porque pensaram que o veículo já havia sido roubado.  A carreta foi avaliada em R$ 150 mil. Com os assaltantes, os policiais encontraram  quatro celulares e uma arma.

O delegado,  Ivanhyr Luiz de Campos informou que o falso frete foi  feito pela internet, site Fretebras. Segundo o delegado, no endereço há todas as informações de pessoas que realizam serviços de frete no país. “Esta operação foi difícil porque  os cinco envolvidos não são amigos. São pessoas que foram contratadas de lugares diferentes para fazer roubo, e isso dificultou o trabalho da polícia.