24 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Para garantir segurança dos agentes penitenciários, Casa do Albergado é reestruturada

A- A+

Depois do assassinato de um agente penitenciário na Casa do Albergado, regime semi-aberto, o governo do Estado deu início a uma reestruturação completa da estrutura do local para garantir mais segurança aos agentes penitenciários. Em março deste ano, um agente foi assassinado em frente ao local. 

A obra conclusa foi entregue ontem com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf.

Projetada pelo arquiteto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Fábio Alex Correa, a reforma segue o modelo de Presídios Federais. Além de um moderno sistema de videomonitoramento, com câmeras de alta resolução, conta ainda com grades de contenção no corredor de acesso à portaria, três portões com travas elétricas controladas pelos agentes, baias de contenção e revista e vidros blindados.

Para o presidente do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária), André Luiz Santiago, a obra representa muito para os servidores que no dia-a-dia estão na unidade penal. “Essa era uma luta de classe e de união, que tornou realidade graças ao apoio das autoridades”, disse.

Com investimentos de mais de R$ 46 mil, a obra de reestruturação da portaria da Casa do Albergado, foi realizada pelo governo do estado com o apoio do Conselho da Comunidade de Campo Grande e da Central de Execução de Penas Alternativas. “Não há nada tão perfeito na vida que não possa ser melhorado, e esse pensamento deve nos mover, para que coisas novas aconteçam e realidades sejam transformadas para melhor”, ressaltou a promotora Jiskia Sandri Trentin, titular da 50ª Promotoria de Campo Grande, que também contribuiu para a realização da reforma.

O secretário Sílvio Maluf destacou que o é sistema simples, porém seguro, e está sendo estudado que seja instalado também em outras unidades prisionais do Estado. “Tudo é muito simples, porém se torna o máximo da perfeição quando contamos com parcerias tão importantes, como da Promotoria de Justiça, Vara de Execuções Penais, aqui representada pelo juiz Albino Coimbra Neto e os Conselhos da Comunidade, projetos já existem, o desafio agora é levar este modelo para outros presídios”, frisou.

Nova direção

Durante a solenidade de inauguração, o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), Ailton Stropa Garcia, oficializou a posse de Eudes Melo Vicente, na diretoria do Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado de Campo Grande.

Agente penitenciário há 23 anos, Eudes acredita que parceria será peça chave para administrar o estabelecimento penal. “Ninguém administra nada sozinho, por isso conto com a ajuda de todos para fazer cumprir as leis e realizar ações que melhorem o trabalho dos servidores, bem como, possibilitem aos internos reabilitação e reinserção social adequadas, para que voltem melhores para a sociedade”.