23 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Polícia Federal deflagra operação contra lavagem de dinheiro em 4 estados

A- A+

A Polícia Federal deflagrou hoje (29) a Operação Acrônimo que tem como objetivo combater uma organização criminosa investigada por lavagem de dinheiro na capital federal, Brasília.

A operação é resultado de uma investigação iniciada em outubro de 2014 depois que a PF apreendeu R$ 113 mil em uma aeronave que chegava ao Aeroporto de Brasília.

Participam da operação cerca de 400 policiais que cumprem 90 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Ao todo, são 30 endereços diferentes de pessoas físicas e 60 endereços de pessoas jurídicas onde os policias cumprem os mandados. 

O objetivo é localizar documentos, dinheiro e arquivos que possam confirmar a suspeita de que a quadrilha usava contas de empresas e de pessoas físicas para movimentar dinheiro desviados de contratos firmados com órgãos públicos federais.

Ao longo dos quase 8 meses de investigação, os policiais realizaram acompanhamentos dos suspeitos, além de vigilâncias.. As equipes de investigação também se detiveram sobre os dados existentes nos notebooks, smartphones, tablets, além de outros dispositivos e mídias apreendidos durante a ação no ano passado, cujos acessos foram autorizados pela Justiça. No total, mais de 600 GB de informação relevante foram analisados, cruzados com outras fontes e bases de dados, além de passarem por um atento trabalho de mineração de dados.

Entre as medidas determinadas pela Justiça Federal está o sequestro de um bimotor turboélice avaliado em R$ 2 milhões.