24 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Veja detalhes da operação que desarticulou quadrilha especializada em roubo de caixa eletrônico

A- A+

Na madrugada do último sábado (29), um homem morreu durante confronto com policiais em uma tentativa de roubo a um caixa eletrônico, no prédio da Prefeitura Municipal de Ivinhema. Os criminosos foram interceptados pelos policiais. Durante tiroteio, um dos criminosos foi atingido e morreu no local. Outros sete assaltantes teriam sido presos, sendo que, dois deles ficaram feridos.

Neste domingo (30), o delegado de Ivinhema concedeu entrevista ao site Nova News para detalhar o caso. Segundo ele, participaram da ação, o delegado Fábio Peró, do Grupo Armado de Repressão a Assaltos e Sequestros (Garras), o delegado Mateus Zampieri, da Seção de Investigações Gerais (SIG) de Dourados e o delegado Ricardo Cavagna, da Polícia Civil de Ivinhema, com suas respectivas equipes. Conforme delegado de Ivinhema, há vários dias, as equipes já haviam descoberto que a ação criminosa seria realizada e começaram a monitorar o prédio da Prefeitura Municipal, na intenção de deter a quadrilha.

Os policiais montavam campana no local à paisana e com viaturas descaracterizadas. Todos os vigias do município eram retirados do prédio e os policiais ficavam de prontidão todos os dias, até que, por volta das 02h30 de sábado (29), os assaltantes chegaram em duas motocicletas furtadas na cidade horas antes. Um deles, armado com um revólver, desceu com uma mochila nas costas e, com um pé de cabra, estourou a porta de vidro da Prefeitura Municipal, junto com outro comparsa que também tinha um revólver em punho.

Naquele momento, os policiais cercaram o prédio e surpreenderam os criminosos, que receberam voz de prisão, mas, diante da possibilidade de reação, a equipe policial efetuou disparos de advertência contra os bandidos. Um deles, identificado como Pedro Tavares da Silva, foi atingido e morreu no local. Outros dois também foram baleados e tentaram fugir, mas foram detidos em seguida.

O criminoso morto portava uma mochila contento um explosivo que seria utilizado para detonação do caixa eletrônico. Depois, às 16h de ontem, mais dois acusados, identificados como Israel Fima Lopes e Simone Samaniego, foram presos. O trabalho dos policiais envolvidos no caso foi encerrado às 20h. Os sete presos foram autuados por tentativa de furto qualificado, desobediência, resistência, e formação de quadrilha.

Com exceção do adolescente, que foi liberado, os outros seis envolvidos estão presos à disposição da Justiça. O delegado Ricardo Cavagna disse que, no decorrer dos trabalhos, os policiais constataram que três integrantes da quadrilha eram de Ivinhema e ofereceram abrigo aos demais criminosos que vieram dos estados de São Paulo, Goiás e Pernambuco, por volta do último dia 16.