18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Azambuja defende proposta que cria área de uso restrito no Pantanal

A- A+

Em breve pronunciamento durante a solenidade de abertura da III Conferência Internacional de Direito Ambiental realizada hoje pela manhã (4), o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que Mato Grosso do Sul apresenta hoje cerca de nove milhões de pastagens degradas, o que contribui, conforme Azambuja, para a ocorrência de assoreamento de rios no Estado.

Azambuja aproveitou o momento para estipular prazo de dez anos para que se faça a universalização do esgoto sanitário nos 79 municípios existentes. “Isso contribui muito para  com a preservação do meio ambiente. Esse desafio é de todos nós. Devemos garantir a sustentabilidade, crescimento  das cidades, bem co o desenvolvimento econômico e social”, ressalta.

O governador adiantou ainda que  está sendo viabilizado um estudo técnico para a regulamentar as áreas de uso restrito no Pantanal, como forma de criar política de sustentabilidade. “ Temos de criar um regramento ambiental. Muitas políticas ambientais  feitas no afogadilho causam desastres ambientais”, acrescentou.  

A III Conferência Internacional de Direito Ambiental vai até amanhã (5) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.  Conforme a programação, quatro painéis abordarão temas relevantes no cenário do meio ambiente global: A Construção Ética do Sustentável; O Desafio do Século XXI na garantia ao acesso à água, em Face da Dignidade Humana; Criação do Tribunal Internacional Ambiental (TIA); Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as ferramentas para sua efetivação.