20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Chiquinho Telles prefere ‘tocar cidade como está’ e defende Olarte

O vereador Chiquinho Telles (PSD) ocupou a tribuna da Câmara nesta conturbada manhã de terça-feira (26) para demonstrar seu “estranhamento” com a posição dos vereadores que pediram a instauração de uma Comissão Processante que deverá investigar seis denúncias contra o prefeito Gilmar Olarte. Por boa sorte do vereador, sua fala se deu após a saída dos professores que lotavam o plenário cobrando dos vereadores parceria em sua luta para que o prefeito cumpra a Lei que ele mesmo assinou, e que garantiria aos professores o piso nacional previsto em Lei Federal.

Já na semana anterior, Chiquinho Telles havia dito em aparte, que estranhava a possibilidade de se instaurar uma Comissão Processante quando havia sido aberta uma CPI. O presidente da Câmara, Mario Cesar (PMDB), que na ocasião presidia os trabalhos, esclareceu que não havia incoerência ou impedimento, uma vez que são coisas distintas.

Contrariando o que a própria Câmara de Vereadores vem denunciando, ou seja, que apesar de todo o esforço daquela Casa em permitir condições de governabilidade ao prefeito Gilmar Olarte (PP por liminar), tem sido rechaçada por este, o Telles disse que Olarte tem buscado atender de todas as formas os pedidos dos vereadores e tem feito esforços para resolver uma situação que herdou do prefeito cassado Alcides Bernal.

“Bernal armou um circo e deixou nas mãos do Olarte. Não entendo porque a pressa em fazer a Comissão Processante, parece que é do time dos que acreditam que quanto pior, melhor. Cassar Olarte não vai resolver o problema, ou vocês acham que aquele que vier a assumir vai conseguir resolver os problemas dos professores, dos médicos, da falta de merenda?” disse Telles.

Carla Stephanini (PMDB) e Eduardo Romero (PTdoB) ainda tentaram em aparte, de forma didática, esclarecer ao vereador o que Mario Cesar já havia explicado. Carla enfatizou que a Comissão Processante não é um veredicto final que se antecipe ao julgamento, mas uma oportunidade para que Olarte possa se defender. “Essa casa não pode deixar de exercer sua função fiscalizadora. Há fundamento para a instalação de uma Comissão Processante”, disse a vereadora.

“Não existe interferência entre a CPI do Orçamento, que analisa as finanças públicas e a Comissão Processante que aborta seis outros pontos, inclusive o descumprimento de Leis por parte do Executivo municipal”, explicou Romero.

A defesa do requerimento feita pela vereadora Luiza Ribeiro chegou a irritar o vereador que reagiu de forma agressiva, chegando a tentar intimidá-la com supostos problemas havidos na Fundação Social do Trabalho (Funsat) durante a administração de Aldo Donizete (PPS) à época do governo de Alcides Bernal.

Lógica de Bastidores

A posição de Chiquinho Telles dá veracidade aos boatos que correm nos bastidores da Câmara, de que vereadores ligados à família Trad, entre eles o próprio Chiquinho Telles, irão trabalhar para que Olarte se mantenha no comando do executivo, temerosos de que com sua queda e consequente posse de Mario Cesar (PMDB) a eleição de Marquinhos Trad para a prefeitura nas eleições de 2016 ficaria irremediavelmente comprometida.

PSD e o clã Trad

Como as negociações com o PTB vêm enfrentando dificuldades em assumir um acordo que implicaria em “compra” do partido, o clã Trad tem analisado com carinho a proposta de assumir o comando do PSD, em substituição ao empresário e ex-candidato ao senado, Antônio João. O ex-deputado federal Fábio Trad assumiria a presidência regional da legenda, traria o ex-prefeito e irmão Nelsinho Trad e, caso consiga na Justiça manter seu mandato, Marquinho Trad também se transferiria para o PSD na condição de candidato à prefeitura da Capital nas eleições de 2016.

 

CAC matou a ex-esposa após agredi-la de novo
ANÁPOLIS (GO)
há 17 horas

CAC matou a ex-esposa após agredi-la de novo

Onze servidores da saúde são alvos da PF em Corumbá
OPERAÇÃO ESCULÁPIO
há 20 horas

Onze servidores da saúde são alvos da PF em Corumbá

Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos
COMPETITIVIDADE
há 22 horas

Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos

Genro de Vanda Camilo, Claudinho Serra e mais 21 são denunciados pelo MPE
OPERAÇÃO TROMPER
há 22 horas

Genro de Vanda Camilo, Claudinho Serra e mais 21 são denunciados pelo MPE

Zeca reivindica ponte de concreto e patrulha mecanizada para assentamento de Guia Lopes da Laguna
Deputado Zeca do PT
há 22 horas

Zeca reivindica ponte de concreto e patrulha mecanizada para assentamento de Guia Lopes da Laguna

Eduardo Razuk, influenciador de Mato Grosso do Sul, vira réu em Brasília
CARROS DE LUXO
há 1 dia

Eduardo Razuk, influenciador de Mato Grosso do Sul, vira réu em Brasília