29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Com a presença do secretário-executivo do MTE, Azambuja inaugura nova Funtrab

Reinaldo Azambuja, acompanhado do representante do MTE, Francisco Ibiapina, e do diretor-presidente Wilton Acosta, entregaram as novas instalações da Funtrab para a população

A- A+

A nova sede da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) foi entregue na tarde de hoje pelo governador Reinaldo Azambuja e contou com a presença do secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Renda (MTE), Francisco José Pontes Ibiapina, que representou o ministro Manoel Dias (que não pode comparecer por estar acompanhando a presidente Dilma Rousseff que vistoria a tragédia ocorrida em Santa Catarina), e do diretor-presidente da fundação, Wilton Acosta.

Esse novo local apresenta melhores condições de acessibilidade, inclusive com elevado para cadeirantes, e espaço mais amplo e arejado para acomodar o cidadão que busca opções de emprego, ou outros atendimentos que o governo do estado tem a oferecer, como o programa Vale-Renda, Bolsa-Universitária e demais programas sociais, agora disponibilizados em um mesmo local. “O edifício oferece conforto maior para os nossos servidores e para o público, porque no antigo local havia infiltrações e outros problemas estruturais”, disse Azambuja.

A adaptação estrutural do edifício foi de  90 dias, tempo necessário para que o proprietário do imóvel fizesse as reformas necessárias. Segundo o governador, as reformas correram por conta do proprietário e o custo do aluguel é pouco acima ao pago na antiga sede, que tinha por agravante o fato de ter infiltrações e estar inadequada para atender a contento as funções a que se propunha.

Segundo o diretor-presidente, Wilton Acosta, “A Funtrab passa a proporcionar todos os serviços oferecidos pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), onde estamos inseridos. E o secretário Francisco Ibiapina veio não apenas para inaugurar a sede, mas para abrir nosso encontro do Trabalho, Emprego e Renda, que irá aprofundar as discussões sobre a definição do Sistema Único do Trabalho para o nosso estado”.

Em relação ao que muda com a nova fase da Funtrab, Wilton informou que é a ampliação da política de microcrédito que estava restrita a 17 municípios, e a partir de agora passam a ser 30 as cidades atendidas, com previsão de que até o final do primeiro semestre estarão estabelecidas parcerias  para que esse crédito seja ofertado a todos os 79 municípios do Estado.

Os parceiros serão os municípios, ou mesmo instituição que trabalhem diretamente com o trabalhador, conforme assegurou Wilton, e disse que para esta ampliação do benefício, bastou a vontade política que passou a existir a partir da determinação do atual governador.