28 de março de 2024
Campo Grande 30ºC

Vereador Dr. Wilson Sami

Com mais de 40 internos, casa de apoio a moradores de rua precisa de ajuda para manter atividades

A- A+

Por razões diversas, muitas pessoas se deixam levar por vícios que destroem totalmente suas vidas. Família, carreira, relacionamentos se perdem em meio às drogas e álcool e diante da fraqueza perante a dependência levam estas pessoas à situação de rua.

Há 21 anos, o dedicado e incansável trabalho da Casa de Apoio aos Moradores de Rua São Francisco de Assis, em Campo Grande, tem o objetivo de recuperar a saúde e dignidade de homens que tinham nas calçadas sua moradia.

Atualmente, o local conta com cerca de 40 internos e outros 40 homens ‘de passagem’ – aqueles que vão ao local em busca de uma refeição, mas que não moram no local, que sobrevive de doações e de convênio com os governos do Estado e município, mas que ainda é insuficiente para arcar com os custos, que envolvem refeições, tratamento de saúde, apoio psicológico, evangelização e reinserção social. “A principal causa da mendicância é o álcool, depois as drogas. Muitos deles vem almoçar e pedem abrigo aqui, mas também recebemos encaminhados de igrejas, Cetremi e dos postos de saúde”, explica a presidente da entidade, Maria Luiza Serrou dos Santos.

A presidente enfatiza ainda que após um, dois a dez anos vivendo nas ruas, os homens reconhecem a necessidade de buscar ajuda. “A rua tem muitas doenças, tem tudo de ruim. É muito difícil”, relata Maria Luiza, que explica que os homens, maioria com idade acima dos 25 anos, chegam ao local muito doentes, física e psicologicamente.

Ao conhecer a realidade do local, o vereador Dr. Wilson Sami (MDB), por meio de sua atuação na Câmara Municipal de Campo Grande, destinou emenda parlamentar de R$ 8 mil em 2018 ao local e, em visita à casa, conheceu o resultado do investimento. Uma máquina de fabricação de fraldas foi adquirida, visando proporcionar ocupação aos internos, assim como geração de renda à entidade. “Aqui vemos pessoas que querem mudar, só busca ajuda quem tem coragem e vocês são vitoriosos por aceitar que precisam e que podem retomar suas vidas. É uma alegria muito grande perceber que esse importante trabalho está se fortalecendo. Contem sempre comigo”, pontuou Dr. Sami durante conversa com internos, direção e funcionários da casa.

Interno há dois meses, Robin Wood, de 28 anos, agradeceu emocionado a atenção do vereador. “Não é só necessário trazer a pessoa para uma casa de apoio, não é só comida ou um teto. O mais importante é dar apoio para que ela possa seguir na sociedade. Aqui, passei enxergar a vida com outros olhos, encontrei uma família. A ajuda do vereador, não só como político, mas como pessoa é muito importante, me ajudou a ver que há chance de recomeçar”, conta o rapaz, que espera cursar uma faculdade no campo das artes, pois, já trabalha como desenhista e artesão.

Sonhando construir uma casa semelhante para atender mulheres em situação de rua, a presidente agradece o apoio do Dr. Sami. “É muito importante para nós. Toda ajuda é indispensável e agradecemos muito quem olha por nós. Já estivemos em vias de fechar as portas várias vezes e nosso objetivo é atender mais e ampliar para mulheres esse apoio”, avalia Maria Luiza.

O vereador Dr. Wilson Sami destaca ainda que continuará atuando em prol desta e outras entidades. "Esse trabalho importante merece apoio e precisa continuar e como vereador seguirei lutando por isso", finalizou.

A Casa São Francisco de Assis aceita e precisa de doações para continuar seu trabalho de resgate e reinserção social. Interessados podem depositar qualquer valor no Banco do Brasil – Agência 5738-5 – Conta Corrente: 105.182-2. Mais informações pelo (67) 3351-4013.