24 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

CPI da Enersul/Energisa recebe apoio da bancada federal em Brasília

A- A+
Os integrantes da CPI da Enersul/Energisa participaram de reunião com a bancada federal, no gabinete do senador Delcídio do Amaral (PT/MS), no início da tarde de hoje (22/04), em Brasília. Os parlamentares fizeram uma explanação dos trabalhos desenvolvidos até agora e solicitaram apoio de senadores e deputados federais para fortalecerem as ações que serão executadas nas próximas etapas.
 
Além do presidente, deputado Paulo Corrêa (PR), a comissão de inquérito da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi representada pelos deputados estaduais Beto Pereira (PDT), Onevan de Matos (PSDB), Marquinhos Trad (PMDB) e Renato Câmara (PMDB). Já a bancada federal, foi representada pelos senadores Delcídio do Amaral, Simone Tebet (PMDB) e pelos deputados federais Carlos Marum (PMDB), Vander Loubet (PT), Tereza Cristina (PSB), Dagoberto Nogueira (PDT) e Luiz Henrique Mandetta (DEM).
 
Durante a reunião, os membros da comissão apresentaram ofício contendo cinco requerimentos, que será entregue ainda hoje ao diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Romeu Rufino. O presidente da CPI, deputado Paulo Corrêa, também explicou que a essência da investigação é descobrir se os desvios e fraudes apontados no relatório da PricewaterhouseCoopers(PwC), encomendado pela ANEEL, impactaram na definição dos valores da tarifa de energia elétrica no Estado. No ofício à ANEEL, além de cópia integral do relatório da auditoria da PwC, os integrantes da CPI da Enersul/Energisa solicitam cópia do relatório da intervenção realizada na Enersul, cópia do processo de apuração de concessão e cópia do contrato de compra e venda da Enersul.
 
Corrêa diz ainda que, caso seja comprovada cobrança indevida na conta de energia elétrica, a CPI vai requerer a devolução do dinheiro à população. Em resposta à reunião com os membros da CPI, os integrantes da bancada federal empenharam apoio às investigações e garantiram que vão atuar para auxiliar nos trabalhos.