19 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Diretor da Funesp presta esclarecimentos hoje na CPI das Contas Públicas

A- A+

O diretor- presidente da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), José Eduardo Amancio da Mota, o Madruga prestará esclarecimentos hoje (29), a partir das 14h, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Contas Públicas, na Câmara Municipal de Campo Grande.

Presidida pelo vereador Eduardo Romero (PT do B), a CPI está investigando se a incidência do acréscimo de 40,34% na folha de pessoal da Prefeitura ocorreu por aumentos salariais praticados pelas gestões anteriores no Executivo Municipal, ou devido à nomeação de comissionados da atual gestão do prefeito Gilmar Olarte.

A comissão também pretende investigar quanto da receita de folha de pessoal é destinada aos comissionados nomeados durante a gestão de Gilmar Olarte,  e se estes desempenham, efetivamente  suas funções.  A CPI também visa saber se os recursos destinados ao pagamento dos comissionados estão atingindo sua finalidade. Outra preocupação da comissão é obter informações sobre a ocorrência da redução na arrecadação do município, principalmente quanto ao ICMS, IPTU, ISS.

No dia três de julho já está agendado o depoimento da diretora- presidente do instituto Municipal Previdência de Campo Grande (IMPCG), Lilliam Maria Maksoud Gonçalves. Segundo o vereador Eduardo Romero, tanto os diretores da Funesp quanto o IMPCG serão ouvidos por administrarem pastas diretamente ligadas as áreas de saúde e educação, consideradas as mais sensíveis no momento.

As investigações estão sendo feitas no período que compreende janeiro de 2011 e abril. Para o andamento das averiguações, já solicitaram uma série de documentos junto às secretarias, autarquias e fundações do Município.

A CPI foi criada em cinco de maio, e integram a comissão os vereadores Eduardo Romero (presidente ), Paulo Pedra do PDT (vice-presidente), relator Airton Saraiva do DEM ( relator) e como membros Vanderlei Cabeludo (PMDB) e Thaís Helena (PT). Mais de 200 mil páginas de documentos estão sendo analisadas.

Os secretários de saúde Jamal Salem; Administração, Wilson do Prado; o diretor-presidente da Funsat, Cícero Ávila, interino de educação Wilson do Prado já foram ouvidos, mas, caso necessário, o presidente da CPI fará uma reconvocação para mais solicitação documentos.