25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Dourados: pesquisa mostra equilíbrio, fortalece Délia e desautoriza favoritismos

A- A+

Apontado como um dos mais fortes nomes para a sucessão do prefeito Murilo Zauith (PSB), o deputado federal peemedebista Geraldo Resende tem motivos para abrir os olhos e reavaliar o cenário desenhado pela pesquisa da Vale Consultoria e Assessoria, cujos números sinalizam uma disputa equilibrada em 2016 e neutralizam qualquer forma de favoritismo amplo para qualquer candidatos.

Conforme levantamento feito junto a 500 eleitores douradenses nos dias 17, 18 e 19 deste mês, Resende, em terceiro lugar, em segundo o ex-deputado e neo-tucano Marçal Filho, o segundo, e a vereadora Délia Razuk (PMDB), em primeiro.

Com margem de erro em 2,4 pontos percentuais, a amostragem aferiu na intenção de voto estimulada que Délia Razuk, a um passo de migrar para o PR, tem a ponta, com 23% das citações. Colados estão o ex-deputado federal Marçal Filho, com 21%, e Resende, com 19%. O ex-prefeito e ex-deputado petista Laerte Tetila é o quarto, com 7%, seguido pelo vereador Marcelo Mourão (PSD) e deputado estadual Zé Teixeira (DEM), com 2%. O deputados estadual José Carlos Barbosinha (PSB) alcançou 1,50% e o empresário Adão Parizoto (PDT) 1%. Os indecisos são 12,50% e os que não votariam em nenhum desses candidatos 11%.

A pesquisa espontânea também é favorável a Délia, que lidera com 11%, apenas um ponto percentual á frente de Marçal (10%). Resende, o terceiro, com (8%), é seguido de perto por Laerte Tetila (6%). Outro petista, o deputado estadual João Grandão, chegou a 4%. Lembrado pelos eleitores, o ex-prefeito Zé Elias recebeu 3,50% das citações, contra 3% de Zé Teixeira, 2% de Marcelo Mourão e 1,50% de Barbosinha. O ex-prefeito Braz Melo, o vice-prefeito Odilon Azambuja (PMDB) e o deputado estadual Renato Câmara (PMDB) tiveram 1,50%. Foram mencionados ainda: Antonio Nogueira e Sérgio Nogueira (1%); vereadoras Virgínia Magrini e Kelyana, além do Dr Davi (0,50%). Há 32% de indecisos e 11% que dizem não votar em nenhum dos candidatos.

REJEIÇÃO – O petista Laerte Tetila é o primeiro na fila dos candidatos que os eleitores ouvidos na pesquisa não votariam de jeito nenhum – 25%. Depois dele vêm Resende (17%), Marçal (15%), Délia (8%), Barbosinha (6%), Parizoto (5,50%), Mourão (4,50%) e Zé Teixeira (2%). Não sabe ou não responderam 17%.

AVALIAÇÃO DE GOVERNOS – Em seu segundo mandato e a 17 meses de entregar o cargo, o prefeito Murilo Zauith precisa aproveitar o tempo que lhe resta e recuperar a força e a popularidade de seu governo. Segundo a pesquisa, só 17% dos douradenses acham que Zauith faz uma administração ótima ou boa, enquanto 41% a classificam de ruim ou péssima e 32% de regular. Os que não souberam ou não responderam são 10%. Para  41% dos douradenses, o principal problema da cidade é a segurança publica, associada sobretudo à violência e às drogas. O asfalto é a segunda maior prioridade para 23% e a manutenção das ruas a terceira para 16%.

Quanto à administração estadual, 41% deram ótimo ou bom ao governo de Reinaldo Azambuja (PSDB). Para 32% ela é regular e 10% a consideram ruim ou péssima. Já o governo da presidente Dilma Roussef foi decretado ruim ou péssimo para 67% dos entrevistados e só 7% o classificam ótimo ou bom. Para 11% a gestão Dilma é regular.